Presidente do COI lamenta mortes de atletas franceses e decreta luto de 3 dias

A família olímpica está de luto pela morte de três atletas franceses em um acidente de helicóptero na Argentina, nas montanhas da zona turística de La Rioja, disse, nesta terça-feira, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

A nadadora Camille Muffat, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o boxeador Alexis Vastine, dono de um bronze olímpico, e a pioneira da vela Florence Arthaud estavam entre os dez mortos no acidente entre dois helicópteros durante as filmagens de um reality show na última segunda-feira.

“Estamos chocados com esta triste notícia. Nossos pensamentos estão com as famílias e amigos desses grandes atletas que nos deixaram”, disse Bach, nesta terça-feira. “O mundo do esporte e a família olímpica perderam três de seus membros-chave”, completou.

O presidente do COI acrescentou que os atletas “não eram só campeões em seus esportes, mas foram modelos de comportamento”. Bach disse que a bandeira olímpica vai ficar a meio mastro durante três dias na sede da entidade.

Além dos três atletas, outras sete pessoas morreram no acidente, que provocou comoção e manifestação de pesar de todo o mundo esportivo. “Estou triste por meus amigos. Estou tremendo, horrorizado, não tenho palavras, não quero dizer nada”, escreveu o ex-jogador do Arsenal Sylvain Wiltord, também participante do reality show, mas que não estava nos helicópteros. Além deles, outros esportistas que escaparam foram o nadador Alain Bernard, o ciclista Jeannie Longo, a snowboarder Anne-Flore Marxer e a patinadora Philippe Candeloro.

O Comité Olímpico Espanhol usou sua conta no Twitter para lamentar as mortes dos atletas. “Nossas condolências às famílias e amigos dos medalhistas olímpicos franceses e as demais pessoas mortas na Argentina”, publicou a entidade, presidida por Alejandro Blanco. “Também enviamos um forte abraço ao Comitê Olímpico Francês.”

A Federação Internacional de Natação (FINA) prestou sua homenagem para Muffat. “A família FINA está impactada com as terríveis notícias. Muffat foi uma nadadora de muito talento e um ser humano de grande valor. Ele se manterá como um modelo para os jovens na França e uma verdadeira inspiração para aqueles que querem se tornar nadadores”, disse o presidente da entidade, o uruguaio Julio César Maglione.

Thierry Braillard, secretário de Estado francês para o esporte, também prestou homenagem às vítimas. “Alguns tinham terminado as suas carreiras e um estava sonhando com o ouro no Rio. Estou profundamente entristecido, o esporte francês perdeu três estrelas esta manhã.”

Atletas franceses usaram as redes sociais para prestar apoio às famílias, chocados com a notícia triste. “Completamente chocada, chocada! Não estou acreditando. Minhas condolências às famílias”, disse a tenista Marion Bartoli. “Uma morte horrível. Em estado de choque. Coragem para continuar”, escreveu Renaud Lavillenie, do salto com vara.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo