Depois de quatro anos e 13 títulos conquistados, a “era Guardiola” chegou ao fim no Barcelona. Nesta sexta-feira, o técnico anunciou sua decisão de não renovar o contrato com o clube e, com isso, sairá ao fim desta temporada, para tristeza do presidente Sandro Rosell, que fez questão de exaltar os feitos do treinador.

continua após a publicidade

“A maturidade será a base para nos consolidarmos fortes e unidos em nosso futuro. Obrigado, Pep, pela felicidade que nos deu e por tudo que trouxe ao Barça. Obrigado, Pep, por ter aperfeiçoado um modelo futebolístico que nunca mais poderá ser questionado. Obrigado por ter representado a instituição de forma tão exemplar, sendo bandeira dos valores que nos definem como clube. Obrigado por seu apoio, afeto e amor”, disse o presidente.

A ideia do Barcelona é manter o padrão apresentado nas últimas temporadas e, por isso, a diretoria definiu um substituto que já estava no clube. Será o auxiliar Tito Vilanova, que, de acordo com Rosell, poderá se aproveitar de uma “ótima base” deixada por seu antecessor.

“Temos que aprender com tudo o que ele (Guardiola) nos deixou”, disse o mandatário. “(O Tito) vai partir de uma ótima base e o que deverá fazer é tentar melhorar as coisas que puder e nunca estar satisfeito com as coisas que tem”, completou.

continua após a publicidade

Guardiola participou de uma era vencedora no Barcelona. Entre as 13 conquistas do clube nos últimos quatro anos, foram dois títulos da Liga dos Campeões da Europa (2008/2009 e 2010/2011), dois do Mundial de Clubes (2009 e 2011) e três do Espanhol (2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011). Mesmo com o ótimo desempenho, o treinador já vinha pensando na possibilidade de sair desde o ano passado.

“Quando Pep nos disse em outubro que pensava em não continuar, buscar um substituto passou a ser um grande desafio”, declarou o diretor esportivo Andoni Zubizarreta. “A decisão (de apontar Vilanova como substituto) é fruto de várias reflexões. A mais importante, seguir competindo igual. Tito representa o jogo, as análises, o compromisso e a personalidade”, completou.

continua após a publicidade