O ano de 2002 está sendo inesquecível para o esporte brasileiro. Daniele Hypólito se firmou no cenário internacional como uma das melhores ginastas do mundo; o mesmo aconteceu com Maurren Maggi no salto em distância; o iatista Robert Scheidt conquistou o hexacampeonato mundial da classe laser, e as seleções masculinas de vôlei e futebol conquistaram os respectivos mundiais das modalidades. A festa para comemorar este bom ano para o esporte nacional já esta marcada. O Prêmio Brasil Olímpico, maior premiação do esporte olímpico brasileiro, será realizado na Escola Naval, no Rio de Janeiro, no dia 18 de dezembro.

Como já se tornou tradição no calendário esportivo nacional, o Prêmio Olímpico irá premiar mais uma vez o melhor atleta de cada uma das 45 modalidades olímpicas e pan-americanas, além de premiar o melhor atleta do ano entre todos, no masculino e no feminino. O Prêmio Brasil Olímpico também será concedido ao Melhor Atleta Paraolímpico e ao Melhor Técnico do ano.

Além das premiações o Prêmio Brasil Olímpico deste ano homenageia os atletas nacionais que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio-64, Munique-72, Montreal-76, Moscou-80, Los Angeles-84 e Seul-88.

A decisão dos melhores atletas do ano passa pelos votos de um Colégio Eleitoral formado por ex-atletas, dirigentes e jornalistas, e pelo voto popular. As confederações brasileiras escolheram três atletas de cada modalidade. Na primeira fase da votação, que vai até o dia 20 de novembro, o colégio eleitoral vai escolher o vencedor do Prêmio Brasil Olímpico em cada modalidade.

Os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico até hoje foram:

1999 – Gustavo Kuerten e Maurren Maggi

2000 – Gustavo Kuerten e Leila Barros

2001 – Robert Scheidt e Daniele Hypólito

continua após a publicidade

continua após a publicidade