O Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro recebeu nesta segunda-feira a elite do esporte brasileiro para a realização do Prêmio Brasil Olímpico.
No evento, que premia os destaques do País na temporada, destacou-se a politicagem envolvendo a alta cúpula da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 e as homenagens ao presidente Luiz Inácio da Silva e, especialmente, ao ex-boxeador Éder Jofre.
A cerimônia começou com o tradicional discurso do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman. O principal dirigente do esporte nacional aproveitou para homenagear Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória na eleição para a sede da Olimpíada de 2016.
Os elogios ao mandatário do País seguiram também para o ministro do Esporte, Orlando Silva, ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Além de Jofre, os grandes homenageados da noite foram Fabiana Murer, campeã mundial indoor, e Murilo, ponteiro da Seleção Brasileira de vôlei – equipe que venceu o Mundial e a Liga Mundial -, eleitos os melhores atletas do ano pelo COB.
Entretanto, não apenas a politicagem marcou a premiação do esporte nacional. Em um dos momentos mais emocionantes da noite, o ex-boxeador Éder Jofre chorou ao receber o troféu Adhemar Ferreira da Silva, em virtude dos 50 anos do título mundial dos galos, o primeiro do boxe brasileiro.
Jofre recebe homenagem e chora
Divulgação |
---|
O maior e mais famoso boxeador brasileiro de todos os tempos recebeu justa homenagem. |
Primeiro grande boxeador da história do esporte brasileiro, Éder Jofre recebeu uma homenagem do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) nesta segunda-feira e não escondeu a emoção.
Ao receber o troféu Adhemar Ferreira da Silva, no Prêmio Brasil Olímpico, em virtude dos 50 anos do título mundial do peso galo, o ex-lutador chorou à frente do público presente no Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e discursou com a voz embargada.
“Tenho orgulho de ter recebido este prêmio aqui de todos vocês. Muito obrigado a todos. Não encontro palavras para agradecer esta homenagem (…) Meu Deus, nem sei mais o que eu digo. Em nome do nosso querido Brasil eu venci todas essas lutas. Muito obrigado”, discursou Jofre, não contendo o choro.
Éder acabou homenageado por todo o mérito esportivo da carreira. Atualmente com 74 anos, Jofre ainda recebe honrarias pelo brilhante desempenho no esporte. Além do título entre os galos, o boxeador também conquistou o título entre os leves.
Murilo e Fabiana Murer eleitos atletas do ano
Divulgação |
---|
Os escolhidos posam com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman ao centro. |
O Prêmio Brasil Ouro ocorreu nesta segunda-feira no Rio de Janeiro com uma surpresa. O ponteiro Murilo Endres, do vôlei, superou César Cielo e levou o prêmio de melhor atleta masculino do País em 2010 na festa comandada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A saltadora Fabiana Murer foi a vencedora entre as mulheres no evento no teatro do Museu de Arte Moderna (MAM).
Murilo foi destaque da Seleção Brasileira nas conquistas da Liga Mundial e do Mundial de Roma, sendo eleito o melhor jogador das duas competições. Já Murer foi medalhista de ouro no Mundial Indoor e na Liga de Diamante.