Enquanto a alta cúpula da União Européia (UE) acontece em Bruxelas, repleta de debates delicados entre os mandatários europeus sobre o futuro do bloco e a imigração, ainda sobra algum tempo para discutir futebol. E para o premier espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, a Espanha vai bater a seleção italiana nas quartas-de-final da Eurocopa. "Temos um ataque fortíssimo", aposta Zapatero, "será por 3 a 2". O jogo acontece neste domingo (22), ali perto, em Viena.

continua após a publicidade

"Hoje, a Espanha tem possibilidade de vencer, mais do que nunca", arrisca o premier espanhol. "A Itália é um rival sempre perigoso, já venceu muitas vezes, é campeã do mundo e sabe jogar até o último momento. Mas a Espanha tem um ataque fortíssimo e um meio-campo fenomenal. Sim, vamos vencer e será por 3 a 2".

Zapatero disse que chegou até a falar sobra a partida com Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália e dono do Milan, mas não revelou o que ambos conversaram.

"A Eurocopa esteve presente na reunião", disse apenas, sorrindo e indicando que o recente atrito sobre a alta presença feminina no governo espanhol (criticada pelo premier italiano) foi provavelmente superado. O premier britânico, Gordon Brown, confirma o tema: "Na cúpula também se fala de futebol, e esse tem sido o debate mais animado", brincou.

continua após a publicidade

De sua parte, Zapatero fez questão de destacar: "Recebi muitos elogios por como a Espanha tem jogado". O primeiro-ministro espanhol também contou que, nesta quinta-feira (19), enquanto as seleções alemã e portuguesa se enfrentavam, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o premier português, José Sócrates, recebiam mensagens de celular com as novidades da partida, minuto a minuto.

"Ontem à noite, Angela Merkel e José Sócrates estavam sentados lado a lado no jantar da cúpula, justo quando Alemanha e Portugal disputavam as quartas-de-final", lembra Zapatero.

continua após a publicidade

Ainda segundo o espanhol, Sócrates e o também português José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Européia, "provocaram" a chanceler alemã antes e durante o jantar. Mas o resultado saiu pela culatra: Portugal perdeu por 3 a 2 e está fora. Já a Alemanha, poderá cruzar com a Espanha na final, se o palpite de Zapatero estiver certo.