A Prefeitura Municipal de Curitiba aprovou 373 projetos esportivos para receberem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte para o primeiro semestre de 2012. Coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a lei capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.

continua após a publicidade

“A Lei de Incentivo ao Esporte visa criar oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento de atletas locais de diversas faixas etárias que buscam o alto rendimento. Além disso, estimula a prática do esporte de participação por meio de projetos esportivos promovidos por entidades e escolas no município”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Serão cerca de R$ 855 mil distribuídos entre os projetos aprovados, nos quais se destacam os 273 projetos de atletas de alto rendimento, com o judô sendo a modalidade esportiva com maior número de inscrições (45), seguido do jiu-jitsu (27), triatlhon (26), natação (24) e taekwondo (19).

Também foram contemplados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 53 projetos de iniciação esportiva apresentados por entidades, escolas municipais e projetos de educação ligados ao esporte e 47 projetos de paratletas. O número supera o alcançado do último semestre deste ano, que contemplou 352 projetos. No ano que vem os investimentos no setor com recursos da Lei de Incentivo devem chegar a R$ 1,6 milhão, um crescimento de aproximadamente 14% em relação a 2011.

continua após a publicidade

Como participar

Para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano em Curitiba e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos.

continua após a publicidade

Em contrapartida, o atleta incentivado precisa prestar contas durante e ao final de cada semestre, bem como participar de ações que visem à promoção social no Município. Projetos de iniciação esportiva apresentados por entidades, escolas municipais e projetos de educação ligados ao esporte também podem pleitear receber o benefício da Lei de Incentivo ao Esporte.

Os interessados têm duas oportunidades por ano para protocolar seus projetos na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – a primeira em março (de 1º a 31) e a segunda em setembro (de 1.º a 30).