Escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 como prefeita da Vila dos Atletas, a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain tenta minimizar o impacto da decisão da delegação da Austrália de não entrar na Vila Olímpica enquanto não são corrigidos uma série de problemas apontados. Na manhã desta segunda-feira, Janeth falou com a Rádio Estadão e só ouviu reclamações sobre questão hidráulicas.

continua após a publicidade

“Teve alguns vazamentos, que às vezes acontecem em alguns apartamentos. Fora isso, eu não ouvi outro tipo de problema. Na área internacional as áreas comuns estão abrindo. O importante é frisar o seguinte: a partir do momento que tenhamos todos os atletas, tudo vai estar funcionando”, garantiu.

Em entrevista coletiva no domingo à tarde, a chefe da delegação australiana nos Jogos Rio-2016, Kitty Chiller, disse que, em sua quinta Olimpíada, nunca viu um alojamento “nesse estágio de falta de preparo”. Ela reclamou de vazamentos de água pelas paredes em locais próximos a fios expostos, o que faz com que os alojamentos da Vila Olímpica no Rio não sejam seguros para receber os atletas.

“Sentimos que o prédio não era seguro pela combinação de problemas ligados a eletricidade e vazamentos. Havia vazamentos significativos de água nos encanamentos. A água escorria das paredes e do chão próximo a fios e instalações elétricas. Água e eletricidade não são uma boa combinação”, resumiu Kitty, medalhista em Sydney-2000 no pentatlo moderno.

continua após a publicidade

Janeth disputou quatro Olimpíadas e diz que já viu problemas em outras Vilas Olímpicas – sem citar quais, nem onde. Para ela, o que está acontecendo no Rio é “normal”. “Em uma construção nova, algumas coisas acabam acontecendo, por ser construção nova. A gente está resolvendo. Nenhuma Olimpíada deixou de ter uma vila com problemas. A nossa poderia ter passado em branco, mas não passou”, comentou.

A ex-jogadora promete que até o meio da semana a Vila estará pronta. “São coisas simples. Daqui dois dias vai ser tudo ao contrário e vamos continuar recebendo elogios como estamos recebendo de outras delegações.”

continua após a publicidade