Os treinos coletivos de pré-temporada da Stock Car, marcados para esta quarta e quinta-feira, no Autódromo Internacional de Curitiba, estão sendo aguardados com grande ansiedade pela equipe Prati-Donaduzzi. O time estreia nova estrutura técnica na preparação dos carros da dupla Ricardo e Rodrigo Sperafico para esta temporada, e por esse motivo prevê dois dias de muito trabalho no circuito paranaense. Entrosar e desenvolver são as palavras de ordem na Prati-Donaduzzi, que já definiu a estratégia de trabalho para o melhor aproveitamento das 70 voltas diárias concedidas pela organização da Stock Car a cada um de seus dois pilotos durante os treinos desta semana.
A necessidade de encontrar um setup que permita extrair o máximo de performance dos carros, levando-se em conta o novo formato de disputas da Stock Car, é o ponto central da estratégia da equipe Prati-Donaduzzi para esta semana. A partir deste ano, as doze etapas da Stock terão apenas 40 minutos de duração, contra 45 minutos do regulamento do ano passado.
A temporada de 2012 da Stock Car começa com significativas mudanças no regulamento, mas com somente uma alteração técnica que tem por objetivo adequar os carros às novas regras de paradas de box. Com o fim do reabastecimento obrigatório, os tanques de combustível dos Stock Car precisaram ser aumentados de 81 para 100 litros, volume suficiente para que os pilotos completem os 40 minutos de corrida sem o risco de sofrer pane seca. Em Curitiba, por exemplo, um Stock Car precisa de 3,1 litros de álcool para percorrer uma volta pelo circuito, o que significa um consumo aproximado de 86 litros por corrida neste novo formato.