O convite é oficial. O Paraná Clube poderá iniciar a temporada 2009 excursionando para a China. “É algo ainda muito incipiente, mas há a possibilidade”, confirmou o presidente Aurival Correia. A negociação teve início com um intercâmbio firmado entre a federação chinesa e as categorias de base do clube.
Dois atletas daquele país já treinam no Tricolor e o pacote tende a ser ampliado gradativamente. É o que acredita o vice-presidente do futebol de base do clube, Marlo Litwinski.
“O projeto dos chineses é visando a Copa de 2014. No ano que vem, já poderemos contar com muitos atletas de lá, treinando no nosso novo Centro de Treinamentos”, explicou.
O CT de Quatro Barras – ou “Ninho da Gralha” -segue em obras, com inauguração prevista para o dia 19 de dezembro, dia em que o Paraná completará 19 anos de existência. “Recentemente, o São Paulo tinha esse tipo de acordo com os chineses. Estamos buscando o nosso espaço”, disse o dirigente.
Nesses primeiros passos, rumo a um intercâmbio mais amplo, há a real possibilidade do Paraná realizar uma série de quatro amistosos na região sul da China.
“O convite existe, mas fizemos algumas exigências. A questão financeira é significativa”, resumiu Litwinski, sem citar valores. O clube poderia receber uma cota pelo pacote de amistosos ou um valor por cada jogo realizado em gramados chineses. Outra questão que está em negociação diz respeito ao período desta excursão.
Como passará, obrigatoriamente, por um período de reformulação ao término da Série B, o Paraná precisa definir com cautela a data ideal para uma excursão, evitando um prejuízo técnico logo no início de 2009.
Não se descarta, inclusive, que a suposta viagem para a China sirva como uma forma de pré-temporada, visando a preparação do novo time para a disputa do Estadual. Até porque, inicialmente, a excursão ocorreria entre os dias 1.º e 19 de janeiro. Como diria o Boluca, quem viver verá!