Termina hoje o prazo de registro de chapas para a eleição da Federação Paranaense de Futebol, marcada para o próximo dia 21, mas, certamente, não será hoje que se saberá quem está apto a disputar o pleito. Até agora, apenas uma chapa está registrada, a ‘Transformação’, que pretende reconduzir Hélio Cury à presidência da entidade. A oposição, liderada por Ricardo Gomyde, promete registrar hoje sua chapa, tendo, inclusive marcado uma coletiva para as 15h. No entanto, considerando o número de equipes aptas a votar e o regulamento da comissão eleitoral, uma das duas chapas não terá condições de ser votada na Assembleia Geral do dia 21.
O regulamento da eleição determina que uma chapa só será homologada se reunir, ao menos 30 apoios de entidades filiadas e em dia com suas obrigações perante a Federação. Hoje, após recursos de ambos os lados, só há 59 clubes e ligas em situação regular perante a FPF e, como uma mesma entidade não pode apoiar mais que uma chapa, fatalmente um dos dois grupos políticos não terá, hoje, apoios suficientes para disputar o pleito. Mas muita movimentação deverá ocorrer até o dia 21. Alguns clubes retirados da lista, como Andraus, Batel e Roma Apucarana, entre outros, buscam, na Justiça o direito de participar do pleito. As chapas também tentam, na última hora, ‘roubar’ apoios dos adversários.
Enquanto a oposição corre contra o tempo, mas garante já ter os 30 apoios, prometendo anunciar hoje, a chapa de situação se diz tranquila. Registrou sua candidatura com 43 apoios, inviabilizando a consolidação da oposição. Os aliados de Gomyde garantem terem revogado apoios suficientes de Cury para disputar a eleição. Como as duas chapas optaram, nesta reta final, por não revelar a lista atualizada de seus apoiadores e comissão eleitoral não presta informações sobre o pleito, não se sabe quem está blefando.