O técnico da seleção italiana, Cesare Prandelli, surpreendeu neste domingo ao deixar mais uma vez fora da convocação da equipe o atacante Antonio di Natale, artilheiro do Campeonato Italiano. O nome do jogador da Udinese era cobrado pela imprensa italiana, uma vez que Prandelli não vai poder contar com Giuseppe Rossi e Antonio Cassano, dupla de ataque titular, nos amistosos que a Itália vai fazer com a Polônia e o Uruguai.
Classificada à Eurocopa de 2012, a Itália vai aproveitar o fim das Eliminatórias para enfrentar adversários perigosos. Na próxima sexta-feira, vai à Polônia para enfrentar uma das anfitriãs da Eurocopa – a outra é a Ucrânia. Quatro dias depois, recebe o Uruguai, campeão da Copa América, no Estádio Olímpico de Roma.
Sem Rossi, que passou por uma operação no joelho na semana passada, e Cassano, que foi submetido a uma cirurgia cardíaca, a Itália terá que se preparar para a Eurocopa sem sua dupla de ataque, uma vez que os dois não devem retornar aos gramados antes de seis meses e podem nem jogar a competição europeia. Na primeira convocação sem eles, Prandelli apostou nos reservas: Giampaolo Pazzini, Mario Balotelli, Simone Pepe, Alessandro Matri e o argentino naturalizado Pablo Osvaldo.
Di Natale vem de oito gols nos dez jogos que fez no Campeonato Italiano, mas não tem a confiança do treinador, que nunca o convocou para a seleção. O seu último jogo pela Itália foi na Copa do Mundo do ano passado. Prandelli, porém, acha que os 34 anos do atacante impedem Di Natale de fazer parte dos planos para a próxima Copa.
Confira a lista de convocados:
Goleiros – Gianluigi Buffon (Juventus), Morgan De Sanctis (Napoli) e Salvatore Sirigu (Paris Saint-Germain).
Defensores – Ignazio Abate (Milan), Federico Balzaretti (Palermo), Andrea Barzagli (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Domenico Criscito (Zenit), Christian Maggio (Napoli), Angelo Ogbonna (Torino), Andrea Ranocchia (Inter de Milão).
Meio-campistas – Alberto Aquilani (Milan), Daniele De Rossi (Roma), Claudio Marchisio (Juventus), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Thiago Motta (Inter de Milão), Antonio Nocerino (Milan), Andrea Pirlo (Juventus).
Atacantes – Mario Balotelli (Manchester City), Sebastian Giovinco (Parma), Alessandro Matri (Juventus), Pablo Osvaldo (Roma), Giampaolo Pazzini (Inter de Milão), Simone Pepe (Juventus).