O último fim de semana mostrou que o curitibano está aberto a novidades em relação às novas modalidades esportivas. Reunindo 40 atletas entre os melhores do Brasil, além de alguns estrangeiros, foi disputada na Praça Oswaldo Cruz, no centro da capital paranaense, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada em Boulder.

A competição foi disputada no mesmo formato de competições internacionais, com o primeiro dia dedicado à fase eliminatória e as finais rolando no domingo. Os quarenta boulders enfrentaram quatro faces do muro montado no ginásio. “Foram quatro vias com alto grau de dificuldade”, explicou Fabiano Quadros, da Top Team Brasil, realizadora da etapa, completando: “as disputas fora do Brasil respeitam esse formato competitivo. Quando idealizamos a etapa, pensamos em preparar nossos escaladores para as disputas fora”, disse Fabiano.

Somente os 23 melhores das duas categorias passaram às finais de domingo, quando o objetivo era alcançar o topo dos 4 metros de altura da estrutura, no menor tempo possível, assim como na véspera. Para cada ataque, os competidores tinham um tempo de cinco minutos. Entre uma via e outra, cinco minutos de descanso, para que eles pudessem traçar a melhor estratégia de chegar ao “céu” do muro.

No fim dos dois dias de competição, méritos para o paranaense Carlos Michel, de Piraquara (cidade da Região Metropolitana de Curitiba), que ficou com o título da categoria Master. Ele somou 720 pontos de 1300 possíveis. O título foi um repeteco da vitória na primeira etapa, embora ele tenha melhorado seu escore.

O segundo lugar ficou com o campeão sul-americano da modalidade, o curitibano Rodrigo Ratacheski (680 pontos), com o brasiliense Eduardo “Duda” Carvalho em terceiro (550).

No feminino, o domínio foi das boulders da casa. Francine Gomes alcançou o topo do pódio, ao somar 520 pontos. Sua companheira de treinos Gisely Ferraz ficou com o segundo posto (405), com Marilene Lima encerrando a disputa em terceiro lugar (305). Todas paranaenses.

Na categoria iniciantes masculino, a vitória foi do paulista Carlos Eduardo de Souza, que somou 960 pontos, com Rafael Rodmann, do Paraná, em 2.º (950) e o catarinense Christielsen Pereira em terceiro (920).

Público

Foi o primeiro grande evento do gênero na cidade, realizado num espaço público. O resultado foi o melhor possível. Um público estimado em três mil pessoas participou do evento, ora assistindo ora tendo contato com os muros de escalada colocados a disposição dos curiosos ou iniciantes. “O resultado foi melhor que o esperado”, festejou Quadros, que contou com o patrocínio da Acampar e Mont Blanc, para a realização do evento. Colaboraram ainda a Secretaria Municipal de Esporte de Curitiba, Snake, Campo Base, Clube Paranaense de Montanhismo, Equinox, Tecnocópias e By.

continua após a publicidade

continua após a publicidade