A Penske teve um domingo quase perfeito em Edmonton, no Canadá, na 11ª etapa da Fórmula Indy. A equipe ocupou os dois primeiros lugares no pódio, com o australiano Will Power na primeira colocação e o brasileiro Hélio Castroneves em segundo lugar.

continua após a publicidade

O neozelandês Scott Dixon foi o intruso na festa, com a terceira colocação. O australiano Ryan Briscoe, também da Penske, completou o bom desempenho da escuderia com o quarto lugar.

O ex-líder da classificação, Dario Franchitti, chegou em quinto lugar, o que reabriu a disputa pelo título da temporada. Dixon, campeão do ano passado, voltou à ponta, com 380 pontos, três a mais que o companheiro escocês.

O terceiro colocado no campeonato é Briscoe, com 366. Hélio Castroneves agora é o quarto colocado, com 309, mas uma diferença significativa: 71 pontos de diferença.

continua após a publicidade

O forte calor (28ºC ambiente) e as ondulações constantes na pista canadense não causaram muitas vítimas. Apenas uma bandeira amarela foi agitada, na penúltima das 95 voltas.

As ultrapassagens também foram poucas. A melhor foi protagonizada por Castroneves sobre Dixon, que travou as rodas após ser atrapalhado pelo então retardatário Ed Carpenter.

continua após a publicidade

Em uma prova sem muitas disputas e emoções, o destaque ficou para o brasileiro Tony Kanaan. No reabastecimento, na volta 29, o etanol vazou em grande quantidade e molhou o carro e o piloto, com um incêndio inclusive no cockpit. O brasileiro parou rapidamente e saiu do carro com a ajuda dos mecânicos da equipe Penske. Disse ter queimado um pouco as mãos.

Os outros brasileiros também não tiveram muito o que comemorar: Mario Moraes não passou da primeira volta, após ser tocado pelo companheiro Paul Tracy, e praticamente na mesma disputa foi a vez de Raphael Matos (Luczo Dragon) ser atingido por Mike Conway. Ficou dez voltas parado para reparos e conseguiu terminar na 18.ª posição.

Na classificação do campeonato, Kanaan é o nono, com 239 pontos, Matos é o 14.º, com 194, e Moraes o 17.º, com 169. A próxima etapa acontece já no sábado que vem (1 de agosto), no oval de Kentucky, em prova noturna.