Vencedor da etapa de Pocono da Fórmula Indy nos últimos dois anos, o piloto australiano Will Power mostrou que conhece o caminho para ter êxito no circuito oval ao garantir, neste sábado, a pole position para a corrida. O seu companheiro de equipe, o norte-americano Josef Newgarden, chegou em segundo, confirmando a dobradinha da Penske.
Foi a terceira pole de Power do ano e a 53ª da carreira do australiano, o que o igualou a AJ Foyt como o segundo maior piloto da Indy em número de poles. A dupla perde apenas para Mario Andretti, que tem 67.
“Muito legal ficar na frente e em segundo entre os recordistas de poles ao lado de AJ Foyt, uma lenda dessas. Não poderia imaginar isso na minha carreira. Estou na lua. Mas, enfim, estou na frente para a corrida de amanhã [domingo] e é disso que precisávamos para voltar para o campeonato”, disse Power.
Os norte-americanos Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay chegaram em terceiro e quarto lugares, seguidos pelo francês Simon Pagenaud, pelo canadense Robert Wickens e pelo americano Zach Veach, este que surpreendeu ao ser o mais rápido no treino livre pela manhã e chegou a ficar mais da metade da sessão na liderança da tabela de tempos.
O líder do campeonato, o neozelandês Scott Dixon, decepcionou. Ele foi o último a entrar na pista para sua tentativa e ficou com o 13º tempo.
Os brasileiros não tiveram bom desempenho. Tony Kanaan, com a 14ª posição, foi o melhor colocado. Pietro Fittipaldi, que corre pela primeira vez em um circuito oval depois de se recuperar de um acidente que o fez lesionar a perna, largará na 17ª posição. Matheus Leist será o 20º colocado.
A etapa de Pocono tem a largada prevista para acontecer às 15 horas (de Brasília) deste domingo. Depois, restarão apenas quatro corridas para o final da temporada da Indy de 2018.