Will Power escreveu seu nome em um seleto grupo de pilotos ao cravar sua 50.ª pole da carreira na Fórmula Indy. Em Madison, Illinois, o australiano da Penske foi o mais rápido do treino classificatório realizado na madrugada de sexta-feira para sábado (horário de Brasília) e largará na frente na etapa de Gateway.

continua após a publicidade

Power completou suas duas voltas na pista em Madison em 47s457, deixando para trás seu companheiro de equipe Josef Newgarden, que marcou 47s792. A Penske completou seu grande dia com dois carros também na segunda fila, com o brasileiro Helio Castroneves, em terceiro, e o francês Simon Pagenaud, em quarto.

continua após a publicidade

Mas ao fim da prova, as atenções estavam todas voltadas para Power. Com o resultado, o australiano se tornou o terceiro piloto com maior número de poles na história da Indy, empatado justamente com Helinho e atrás de Mario Andretti (67) and A.J. Foyt (53).

continua após a publicidade

“Fantástico, 50 poles!. Eu nunca poderia imaginar isso quando comecei. Estou muito lisonjeado por estar ao lado de nomes como A.J. Foyt e Helio Castroneves”, comemorou Power. “É muito gratificante. Nós colocamos os quatro pilotos da Penske na frente. Adoro circuitos ovais. Foi algo que demorei para aprender, mas quando aconteceu, fiquei bom.”

O treino de classificação também foi o primeiro de Sebastien Bourdais nesta volta às pistas. Três meses depois do grave acidente em treino das 500 Milhas de Indianápolis, o francês cravou a 19.ª colocação no grid.

O brasileiro Tony Kanaan também esteve longe de seus melhores dias e marcou apenas o 17.º melhor tempo do treino. A etapa de Gateway da Fórmula Indy está marcada para a noite deste sábado, a partir das 22h30 (horário de Brasília).