O jamaicano Asafa Powell conseguiu cumprir apenas metade da promessa que fez antes de disputar os 100 metros rasos no meeting de Melbourne: ele venceu a prova, disputada nesta quinta-feira, mas não conseguiu quebrar o tabu de correr abaixo dos 10 segundos em sua primeira competição na temporada.
O tempo, é verdade, não ajudou: debaixo de chuva e com vento contrário de 1,4 metros por segundo, Powell correu em 10s23, superando em quase dois décimos seu compatriota Nesta Carter, segundo colocado, com 10s42. O neozelandês David Ambler completou o pódio, com 10s52. “Estava frio, muito vento, então fico satisfeito com a vitória”, disse Powell, ex-recordista mundial da prova.
Outra satisfação apenas parcial para a torcida ocorreu no salto com vara, com a vitória do australiano Steve Hooker, campeão olímpico da prova, que conseguiu saltar 5,80 metros, mas falhou na tentativa de alcançar os 6 metros, que seria sua melhor marca neste ano em pista aberta – nos meetings indoor, ele conseguiu 6,06 metros em Boston, no começo do mês passado.
“Esperava conseguir chegar a 6 metros em frente à minha família e da torcida, mas ainda preciso de um pouco mais de ritmo”, afirmou o saltador, que buscará neste ano, em Berlim, seu primeiro título mundial. “Ainda nem é hora de pensar em resultados e marcas.”