Lisboa – Portugal clama pela entrada de Deco em lugar de Rui Costa na partida decisiva de amanhã, contra a Rússia, em Lisboa. Os jornais argumentam que o meia nascido no Brasil vive um momento melhor do que o titular e demonstrou isso na partida de sábado contra a Grécia (derrota por 2 a 1), quando entrou no intervalo, em lugar de Rui Costa, e deu mais vida ao time.
O brasileiro não é bem visto pelos líderes do elenco Fernando Couto, Figo e o próprio Rui Costa justamente por ser um “estrangeiro”, mas está no grande momento de sua carreira. Ganhou todos os títulos que poderia ter ganho com o Porto, foi eleito o melhor jogador da final da Liga dos Campeões contra o Monaco (o time português ganhou por 3 a 0 e ele fez um gol) e agora está prestes a se transferir para o Chelsea por US$ 32,5 milhões.
O bilionário russo Roman Abramovich, dono do clube inglês, incumbiu o diretor Peter Kenyon de ir a Portugal para bater o martelo com os dirigentes do Porto. A contratação de Deco foi pedida pelo técnico José Mourinho, que dirigiu o time português nas duas últimas temporadas e há duas semanas assinou com o Chelsea.
O apoio dos torcedores e jornalistas ajuda Deco a conviver com a cara feia de alguns companheiros. E ele sabe que conta com a confiança do técnico Luiz Felipe Scolari.
“A opinião que importa é a do treinador. Ele decide quem vai jogar. Se optar por mim, estarei pronto para ajudar o time”, disse Deco.