A Portuguesa acabou com uma série de seis jogos sem vitórias neste domingo (21), ao derrotar o Botafogo por 3 a 1 de virada, no Canindé, e escapou da lanterna do Campeonato Brasileiro: com 26 pontos, passou pelo Fluminense, que parou nos 25 com a derrota por 3 a 2 para o Coritiba, no sábado. O Botafogo, com 42 pontos, sofreu sua segunda derrota seguida e perdeu o lugar entre os quatro primeiros, já que foi ultrapassado pelo São Paulo.
O Botafogo teve as melhores chances no início e dominou o primeiro tempo, abrindo o placar aos 41 minutos, com Wellington Paulista, que recebeu passe de Carlos Alberto entre dois zagueiros e bateu forte, sem chance para o goleiro André Luís.
A Portuguesa melhorou consideravelmente o seu futebol nos 45 minutos finais. Aos nove minutos, Fellype Gabriel aproveitou rebote de Castillo e empatou. Quatro minutos depois, o Botafogo sofreu novo golpe: o goleiro uruguaio se contundiu e deu lugar a Renan.
Aos 30, o mesmo Fellype, que havia entrado no intervalo no lugar de Carlos Alberto, deu bom passe para Edno, que invadiu a área e chutou forte, virando o jogo. Oito minutos depois, Edno marcou o terceiro, driblando o goleiro Renan e chutando com força.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 18h10, para clássicos pela 27ª rodada do Brasileiro. O Botafogo enfrenta o Fluminense, no Maracanã, enquanto a Portuguesa visita o Santos, na Vila Belmiro.