Sem repetir o espetáculo dos últimos jogos no Canindé, a Portuguesa precisou contar com a estrela do Edno para se reabilitar na Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol do atacante aos 20 minutos do segundo tempo, a Lusa suou para bater o Salgueiro, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, em São Paulo, pela décima rodada.
Apesar de não ter sido por goleada, esta vitória recoloca a Portuguesa provisoriamente na liderança da Série B, com 20 pontos. Supera a Ponte Preta, que visita o Sport neste sábado, no saldo de gols: 14 a 12. Por outro lado, o clube pernambucano caiu para a zona de rebaixamento, ocupando o 17.º lugar, com nove pontos.
Desde os primeiros minutos de jogo, a diferença técnica entre os dois times ficou evidente. A etapa inicial foi um massacre da Portuguesa, que esbarrou em uma grande atuação do goleiro do Salgueiro Marcelo Silva. O jogador fez, pelo menos, quatro defesas decisivas, que evitaram o gol.
A melhor oportunidade, porém, não foi salva por Marcelo Silva, mas sim desperdiçada pelo lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro. Aos 17 minutos, Ivo tentou um cruzamento para a pequena área e a zaga adversária afastou mal. Na sobra, na cara do gol, o lateral pegou por baixo da bola e mandou por cima do travessão.
O time pernambucano melhorou no segundo tempo e até deu a impressão de que poderia complicar. Quando o jogo parecia caminhar em direção a um final dramático, Edno tratou de tranquilizar tudo. Os 17 minutos, ele recebeu de Ananias e acertou uma bomba de canhota, no canto esquerdo do goleiro. Foi o sétimo gol do vice-artilheiro da Série B, atrás apenas de Ricardo Jesus, da Ponte Preta, que tem nove.
Agora, a Portuguesa volta a campo para enfrentar o Boa, na próxima sexta-feira, às 21 horas, em Varginha (MG). O Salgueiro joga contra o Criciúma, no sábado, às 16h20, em Paulista (PE).
FICHA TÉCNICA:
Portuguesa 1 x 0 Salgueiro
Portuguesa – Weverton; Luis Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando (Lucas Gaúcho), Guilherme, Marco Antônio e Ivo (Renato); Ananias (Cleiton) e Edno. Técnico Jorginho.
Salgueiro – Marcelo Silva; Marcos Tamandaré (Rogério Serra), Alemão, Henrique e Josa; Pio, Diego Paulista, Mateus (Fernando) e Clébson; Fabrício Ceará e Élvis (Juninho). Técnico Neco.
Gol – Edno, aos 20 minutos do segundo tempo.
Árbitro – André Luiz Freitas de Castro (GO).
Cartões amarelos – Mateus, Guilherme, Marcos Tamandaré, Luís Ricardo e Rogério.
Renda – R$ 39.065,00.
Público – 2.230 pagantes.
Local Estádio Canindé, em São Paulo.