Com um gol de Maycon, de cabeça, aos 48 minutos do segundo tempo, a Portuguesa venceu o América Mineiro, por 2 a 1, nesta terça-feira, no Estádio do Canindé, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O curioso é que Maycon entrou em campo aos 45 minutos e deixou o campo como herói. A vitória deixou a Lusa com nove pontos, ainda em 18.º lugar. Pior para o time mineiro, que sofreu sua terceira derrota consecutiva e mesmo assim aparece, por enquanto, com 17 pontos, ainda dentro do G4 – zona de acesso.

continua após a publicidade

A Portuguesa entrou em campo animada depois da evolução mostrado no empate fora, por 1 a 1, com o Vasco da Gama. De outro lado, o América-MG entrou pressionado pelas derrotas para o Atlético-GO, por 3 a 0, em Goiânia, e para o Náutico, por 3 a 1, em Minas Gerais.

No primeiro tempo, a Lusa foi melhor, bem posicionada e com a boa movimentação dos atacantes. Caion era o mais perigoso. Ele perdeu dois gols, um aos três minutos, quando entrou na área em velocidade e bateu para fora e outro aos 33 minutos, quando foi bloqueado pelo goleiro Matheus.

Depois o atacante “cavou” um pênalti, aos 40 minutos, quando caiu na área como se tivesse sido atingido por Renato Santos. O árbitro “caiu na onda” e assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, Serginho bateu forte, mas no meio do gol e quase que o goleiro Matheus pegou. A bola tocou em sua mão esquerda e entrou, aos 41 minutos.

continua após a publicidade

O visitante não teve nenhuma chance real na etapa inicial, mas voltou “ligado” para o segundo tempo. Tanto que Mancini marcou um gol diferente, por sua esperteza. O goleiro Tom iria repor a bola e a deixou no chão, sem perceber que Mancini estava atrás dele. O experiente jogador, com agilidade, pegou a bola, fez o giro no goleiro e tocou para as redes de perna esquerda. Isso aos cinco minutos.

Por alguns momentos, a Lusa sentiu o golpe. Aos 20 minutos, o técnico Marcelo Veiga fez duas trocas simultâneas. Entraram Marcelinho e Caio Mancha, respectivamente, nos lugares de Felipe Nunes e Caio Mancha. A Lusa teve uma grande chance de ficar na frente aos 32 minutos, mas a sorte não ajudou. Após cruzamento de Caio Mancha o atacante Serginho bateu de virada, numa bela jogada. A bola, porém, tocou no pé da trave de Matheus e foi aliviada pela defesa.

continua após a publicidade

Aos 48 minutos saiu o gol da vitória da Lusa.”O professor (Marcelo Veiga) pediu para eu entrar ligado e Deus me abençoou”, falou após o jogo Maycon, que tinha entrado três minutos antes no lugar de Allan Dias, praticamente para “cumprir tabela”. Depois do escanteio, ele subiu mais do que a defesa e desviou de cabeça, mandando a bola no canto direito de Matheus, que não teve culpa.

Pela 15.ª rodada, inicialmente toda marcada para dia 15 de julho e que deve ser desmembrada, pós-Copa do Mundo, a Portuguesa fará o duelo paulista com a Ponte Preta, em Campinas. O América vai receber o Paraná Clube.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 2 x 1 AMÉRICA-MG

PORTUGUESA – Tom; Gustavo Tabalipa, Wagner e Luciano Castan; Arnaldo, Renan, Coutinho, Felipe Nunes (Marcelinho) e Allan Dias (Maycon); Serginho e Caion (Caio Mancha). Técnico: Marcelo Veiga.

AMÉRICA-MG – Matheus; Pablo, Renato Santos, Vitor Hugo (André) e Carlos Renato; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Mancini (Doriva) e Willians; Ricardinho (Diney) e Júnior Negão. Técnico: Moacir Júnior.

GOLS – Serginho, pênalti, aos 41 minutos do primeiro tempo; Mancini, aos 5, e Maycon, aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Luciano Castan e Wagner (Portuguesa); Ricardinho e Carlos Renato (América-MG).

ÁRBITRO – Nielson Nogueira Dias (PE).

RENDA – R$ 16.280,00.

PÚBLICO – 645 pagantes.

LOCAL – Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).