A Portuguesa deu um passo decisivo rumo à elite do futebol nacional ao golear o Barueri, por 6 a 2, nesta sexta-feira à noite, no Canindé, pela 35.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com 59 pontos e na vice-liderança isolada, a Lusa só depende de um ponto para fazer companhia ao Coritiba, primeiro a garantir a volta. No outro jogo da noite, o Santa Cruz empatou com a Ponte Preta, por 1 a 1, permanecendo na zona de rebaixamento.
Com apoio de sua torcida, a Portuguesa começou infernal. Logo abriu 2 a 0, com gols de Leonardo e Wilton Goiano. Ainda no primeiro tempo, Diogo marcou dois gols, um deles de cabeça.
No começo do segundo tempo, Joãozinho marcou o quinto. O Barueri na base da disposição, ainda marcou dois gols com Rodrigo Pontes, o segundo de cabeça. No último minuto de jogo, Diogo, o herói da noite, fechou o placar. A derrota deixou o Barueri fora da briga pelo acesso, com 48 pontos, em nono lugar.
Em Recife, o Santa Cruz voltou a tropeçar em casa. Somou apenas um ponto e continua na zona de perigo, com 42 pontos, em 17.º lugar. A Ponte Preta, com 47 pontos, continua na 11.ª posição. Mesmo com o apoio de sua torcida, o time pernambucano mostrou muito nervosismo e acabou cedendo o empate aos 45 minutos do segundo tempo.
O Santa Cruz abriu o placar somente aos 38 minutos da segunda etapa, com Nildo, cobrando pênalti. Mas depois sofreu o empate, marcado por Júlio César. A rodada será encerrada neste sábado à tarde com mais seis partidas.