São Paulo – Superando o futebol limitado apresentado no primeiro tempo, a Portuguesa cumpriu o seu papel e saiu do Canindé, ontem, com uma vitória sobre o Gama, por 1 a 0. O resultado deixou a equipe paulista na liderança no campeonato brasileiro, ao lado do São Paulo e do Juventude, com 10 pontos ganhos.
A maior virtude do time comandado por Edu Marangon foi aproveitar no segundo tempo a expulsão do atacante Dimba, do Gama, no fim da etapa inicial. Ricardo Oliveira foi mais uma vez o destaque da Lusa, ao marcar o gol da vitória.
Com muita vontade, Gama e Portuguesa fizeram um jogo equilibrado no primeiro tempo, mas falharam muito na hora de concluir para o gol. O que prevaleceu foi o grande número de faltas marcadas para ambos os lados.
Mas as exceções aconteceram. Ricardo Oliveira, aos 16 minutos, cobrou falta com categoria e quase marcou. No Gama, quem exigiu trabalho do goleiro Bosco foi Vinícius, aos 37.
Aos 43 minutos, Dimba deu uma cotovelada no rosto de Alex Xavier na área do Gama e foi expulso. Três minutos depois, Alex Oliveira deu uma mostra do que aconteceria no segundo tempo: comandou um contra-ataque e quase fez 1 a 0 para a Lusa. O jogador errou ao concluir a jogada, para desespero de Ricardo Oliveira, melhor colocado no lance.
No segundo tempo, a equipe da Portuguesa se superou e a qualidade do futebol melhorou sensivelmente. Logo aos dois minutos, a bola bateu no braço de Jackson dentro da área. Ricardo Oliveira cobrou o pênalti de maneira precisa, no canto direito de Pitarelli, para marcar o gol da Lusa.
Ricardo Oliveira ainda fez várias jogadas de grande técnica, mas não conseguiu ampliar o placar. Mas foi o suficiente para a Portuguesa empatar em número de pontos com os líderes São Paulo e Juventude.
Portuguesa 1×0 Gama
Gol – Ricardo Oliveira, aos 2 minutos do 2.º tempo.
Portuguesa: Bosco; Alexandre Chagas, Alex Xavier, Ageu e Júlio; Marcus Vinícius (Ricardo Lopes), Rocha (Arílson) e Éder; Alex Alves, César (Cléber) e Ricardo Oliveira. Técnico: Edu Marangon.
Gama: Pitarelli; Paulo Henrique, Vinícius, Jairo e Rochinha; Deda (Romualdo), Nem, Jackson e Lindomar (Fernando Gaúcho); Paulo Nunes (Anderson) e Dimba. Técnico: Hélio dos Anjos.
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG).
Expulsão: Dimba.