O técnico Jorginho não resistiu à pressão exercida sobre ele após o rebaixamento no Campeonato Paulista. A direção da Portuguesa, porém, parece não se importar muito com a queda. Tanto que agiu rápido e contratou Geninho como seu novo comandante. O treinador estava no Comercial de Ribeirão Preto, time também caiu para a Série A-2.
A Portuguesa ficou poucas horas sem treinador. Pela manhã, Jorginho avisou que não tinha mais condições de seguir à frente do elenco. No meio da tarde, o presidente do clube, Manuel Da Lupa, anunciou a contratação de Geninho.
O novo treinador se apresenta no Canindé na próxima segunda-feira. Ele terá apenas dois dias para treinar o time para o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Bahia, em casa. Ele também terá a missão de rearmar o elenco para a disputa do Brasileirão.
Nascido em Ribeirão Preto, Geninho tem em seu currículo passagens por diversos clubes brasileiros como Atlético-PR, Corinthians, Bahia e Vitória. Em Portugal, ele conquistou a Super Copa de Portugal em 1989 pelo Vitória de Guimarães. A sua maior conquista, porém, foi o título brasileiro de 2001, com o Atlético Paranaense.