O piloto português Paulo Gonçalves (BMW) venceu nesta quinta-feira a quinta etapa do Rali Dacar nas motos, entre as cidades de Calama e Iquique, na qual o espanhol Marc Coma (KTM), que socorreu um piloto que tinha caído, acabou chegando em quarto e segue líder na classificação geral.
O chileno Francisco “Chaleco’ López terminou em segundo, a 2min18s de Gonçalves, e o holandês Frans Verheoven (BMW) ficou em terceiro, a apenas um segundo do chileno.
Coma chegou em quarto, a 3min58s do vencedor, mas segue líder na classificação geral a frente por 10min14s do francês Cyril Despres (KTM), que terminou na quinta colocação e foi penalizado nesta quarta em 10 minutos por uma irregularidade na saída da quarta etapa.
O melhor brasileiro nesta quinta-feira foi Jean Azevedo (14.º no geral), que chegou em 14.º, a 22min04s de Gonçalves. José Helio, que terminou apenas em 16.º, está em 11.º na classificação geral. Nesta sexta-feira, durante a sexta etapa, os pilotos percorrerão 721 quilômetros entre Iquique e Arica, dos quais 456 serão cronometrados.
Russos dominam nas provas de caminhões
Vladimir Chagin segue firme na liderança da disputa entre caminhões do Rally Dacar. Nesta quarta-feira, o russo venceu a quarta etapa da disputa, entre a cidade argentina de Jujuy e a chilena Calama, com o tempo de 2h10min18s.
Com isso, ele aumentou para 8min41s a vantagem sobre o segundo colocado, o também russo Firdaus Kabirov. Em terceiro lugar, 12min36s atrás, aparece o checo Ales Loprais, que conta com Josef Kalina, vencedor quatro vezes do Dacar, como co-piloto e navegador. Com André Azevedo, o Brasil aparece em sexto lugar na classificação geral, com uma desvantagem de 1h04min20s em relação ao primeiro colocado.