Frankfurt -Luiz Felipe Scolari encontrou algo a mais para motivar a seleção de Portugal a obter a 2.ª vitória na Copa da Alemanha, neste sábado, às 10 horas (horário de Brasília), diante do Irã, pela segunda rodada do Grupo D. O time português não vence dois jogos seguidos em Mundiais desde 1966, quando ficou com a terceira colocação.

continua após a publicidade

?Todo dado estatístico é importante. Gosto de passar isto para os atletas para que busquem ainda mais força e lutem ainda mais pela vitória.? Portugal participa pela quarta vez de copa do mundo. Além de 1966, os portugueses disputaram em 86 e 2002, mas não passaram da primeira fase e só conseguiram somar uma vitória em cada mundial.

Felipão afirmou que Portugal deverá entrar em campo com um ?espírito de decisão? para superar a ?união e a força de equipe? dos iranianos. ?Minha equipe sabe que se for preciso atuar e ficar 15 dias parado, o jogador vai atuar pois o momento exige isso.?

O recado foi direto a Deco e Cristiano Ronaldo. Os dois se recuperam de problemas musculares. Participaram do leve treino de ontem pela manhã no estádio de Frankfurt, mas não têm escalação garantida. ?Vamos ver como eles reagem após o treino.

continua após a publicidade

Serão avaliados e só vamos decidir pouco antes do jogo.?

Sobre Cristiano Ronaldo, Felipão, mais uma vez, tentou minimizar as críticas que parte da imprensa portuguesa faz sobre o astro do Manchester United. ?O Cristiano não é mimado por mim mais do que os outros. Ele só é um garoto de 21 anos que todos esperam que faça gato e sapato nesta copa. É preciso orientá-lo em momentos pelos quais ainda não passou.?

continua após a publicidade

No Irã, o técnico Branko Ivankovic teve de lidar com o nervorismo da ?melhor seleção iraniana de todos os tempos? durante os treinos da semana.

O meia Karimi, do Bayern de Munique, deu uma entrada forte no zagueiro Madanchi e foi cercado pelos colegas aos empurrões – o técnico teve de intervir para evitar confusão mais grave.