Após revelar os valores envolvidos nas negociações internacionais de clubes brasileiros, a CBF, através da sua diretoria de registro e transferência, detalhou nesta quarta-feira quais foram os destinos dos jogadores do Brasil que se transferiram para o exterior em 2015 ou voltaram ao País no ano passado. E o futebol português foi quem mais se envolveu em negociações com clubes brasileiros.
Das 774 saídas de jogadores do Brasil para o exterior registradas no sistema de transferências da Fifa, 136 (17,57%) foram para Portugal. Já em relação aos retornos de jogadores ao País, 98 de um total 585 negociações, ou 16,75%, envolveram o futebol português. Ou seja, o futebol português está relacionado com 17,22% das transações internacionais do Brasil.
Depois de Portugal, dois países da Ásia, o Japão e a Coreia do Sul, são os que mais realizaram negociações com o futebol brasileiro. Os japoneses contrataram 44 jogadores e cederam 34, enquanto os sul-coreanos se reforçaram com 26 atletas do futebol brasileiro, mesma quantia que liberaram.
Já a China, que neste início de ano se notabilizou pela contratação de vários destaques do futebol brasileiro, mais cedeu – 16 – do que contratou jogadores que atuam no País – 13 – no último ano.
Anteriormente, a CBF havia revelado que 99 das negociações de jogadores saindo do País envolveram o pagamento de valores, que totalizaram R$ 679.740.600. Já do exterior, apenas 15 das transferências para o Brasil teve o desembolso de valores. E o total investido nas negociações foi de R$ 114.387.000.