Antes de cada partida da Copa, cada seleção tem autorização da Fifa para fazer um treino fechado. E o técnico Paulo Bento escolheu treinar sem a presença da imprensa neste sábado, em Campinas, no último trabalho da equipe antes da partida contra a Alemanha, segunda, em Salvador, na estreia dos dois times na Copa.
Ao fechar a atividade, o treinador mantém segredo sobre a condição física de Cristiano Ronaldo. Durante os 15 minutos que o treino pôde ser visto pela imprensa, o craque estava com uma proteção no joelho direito machucado, mas corria normalmente, sem qualquer restrição.
Depois do treino, quem concedeu entrevista coletiva foi o goleiro titural de Portugal, Eduardo, e ele admitiu a ansiedade para a estreia. “Sentimos isso (ansiedade), mas de forma tranquila. A maioria dos jogadores deste grupo tem experiência de jogar ao mais alto nível e sabemos ultrapassar essa barreira da ansiedade”, afirmou.
Sobre o adversário da estreia, indicou que o favoritismo da Alemanha é só fora de campo. “Estudamos o adversário e sabemos aquilo que eles podem fazer, mas o futebol é sempre imprevisível. A Alemanha como grande seleção que é pode tentar assumir o jogo mas terá de contar sempre com Portugal. Nós também somos uma equipe forte e também vamos dizer presente nesta Copa”.
Sobre o ambiente da seleção portuguesa, disse que o clima não poderia ser melhor. “Respiramos muita saúde e alegria. Isso pode ver-se nos treinos, no hotel, na relação que os jogadores têm uns com os outros. E isso com certeza vai ser uma mais valia no campeonato”, explicou.