Portugal faz 6 a 2 na Bósnia e vai à Eurocopa

Única dentre as principais forças do futebol europeu a não se classificar diretamente à Eurocopa de 2012, Portugal espantou a zebra bósnia nesta terça-feira e finalmente carimbou seu passaporte para a competição que será jogada no ano que vem na Ucrânia e na Polônia. Precisando vencer depois de empatar em 0 a 0 no jogo de ida da repescagem, o time português contou com ajuda providencial de Cristiano Ronaldo para golear a Bósnia Herzegovina por 6 a 2 no Estádio da Luz, em Lisboa.

A grande partida de Cristiano Ronaldo começou aos 6 minutos, quando ele exigiu ótima defesa de Begovic. Mas o goleiro nada podia fazer, dois minutos depois, para impedir que a falta muito bem batida pelo craque do Real Madrid colocasse Portugal à frente do placar.

Principal coadjuvante, Nani também brilhou. Acertou um belo chute de fora da área, no ângulo, aos 24 minutos, e fez 2 a 0. A vitória que parecia fácil foi posta em risco aos 41, quando Coentrão cometeu pênalti que Misimovic converteu.

Cristiano Ronaldo voltou a fazer a parte dele aos 8 da segunda etapa, quando recebeu passe de João Moutinho e colocou Portugal em vantagem por 3 a 1. Como havia dúvida quanto a uma possível posição de impedimento do craque português, os bósnios reclamaram muito. Mas exageraram, tanto que Lulic foi expulso.

Apesar de ter um homem a menos, a Bósnia descontou aos 20, com Spahic. Bastava mais um gol para os bósnios para eles vingarem a eliminação na repescagem da Copa e avançarem à Eurocopa. E foi na busca por esse gol que a Bósnia permitiu que Portugal matasse o jogo no contra-ataque. Dos 27 aos 37 minutos, foram mais três: dois de Hélder Postiga e um de Miguel Veloso, fechando o placar em elásticos 6 a 2.

IRLANDA TAMBÉM AVANÇA – Desta vez não houve que impedisse a Irlanda a voltar a disputar uma grande competição após uma década. Se nas Eliminatórias da Copa do Mundo do ano passado os irlandeses foram prejudicados pela arbitragem que validou o ilegal gol de classificação da França, na repescagem, nesta terça não havia o que impedisse a festa em Dublin.

Jogando em casa, a Irlanda podia perder por até três gols de diferença, graças à vantagem conquistada com os 4 a 0 sobre a Estônia na sexta, no jogo de ida da repescagem. Ainda assim saiu na frente, com Ward, ampliando a vantagem. No segundo tempo, Vassiljev empatou para os estonianos. O resultado de 1 a 1 foi mais do que suficiente para levar Irlanda à sua segunda Eurocopa. Em 1988, na Alemanha, ficou em quinto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo