O Porto conquistou neste domingo o Campeonato Português. Mesmo fora de casa, a equipe se aproveitou do fato de atuar com um jogador a mais desde o primeiro tempo – Ricardo Pinto foi expulso -, derrotou o Paços Ferreira por 2 a 0 na última rodada e faturou de forma invicta seu 27.º título da competição, sendo o terceiro consecutivo.
Apesar da conquista ter sido sacramentada neste domingo, ela foi encaminhada no final de semana passado, quando o Porto venceu o Benfica de virada, por 2 a 1, e ultrapassou o rival na liderança da tabela. Com isso, a equipe entrou em campo precisando apenas de uma vitória para garantir o troféu.
O Porto encerrou as 30 rodadas com 24 vitórias, seis empates e 78 pontos, um a mais que o Benfica, segundo colocado que também se garantiu na Liga dos Campeões da próxima temporada. O Paços Ferreira foi o terceiro, com 54 pontos, e entrará na fase preliminar da competição continental. Braga e Estoril vão para a Liga Europa, enquanto Moreirense e Beira Mar foram rebaixados.
Neste domingo, o Porto abriu o placar aos 22 minutos. Ricardo Pinto derrubou James Rodríguez fora da área, mas o árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro. Lucho Gonzalez bateu com categoria e marcou. No segundo tempo, Jackson Martínez marcou o segundo. Nem mesmo a expulsão do brasileiro Danilo impediu a vitória.