A Uefa anunciou nesta segunda-feira (16) a readmissão do Porto na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. O clube português tinha sido excluído da competição no dia 4 de junho, por conta de seu envolvimento no escândalo de manipulação de resultados em Portugal, mas na última sexta a entidade havia decidido reavaliar o caso.
No começo de maio, o Porto foi condenado pela Federação Portuguesa de Futebol, ao lado de outros dois clubes do país (Boavista e União Leiria), por envolvimento num esquema de manipulação de resultados na temporada 2003/04. Apesar de ter perdido seis pontos no campeonato atual, além de levar uma multa, o Porto manteve o título português de 2007/08.
Mas, diante dessa condenação doméstica, a Uefa decidiu excluir o Porto da próxima Liga dos Campeões. Aí, o clube português entrou com recurso e conseguiu reverter a decisão da entidade. O argumento para a decisão desta segunda-feira foi de que o julgamento do caso ainda não foi encerrado em Portugal.
Assim, a Uefa esclareceu que, se decidir punir o Porto no futuro, a pena será aplicada apenas na temporada seguinte, o que, desde já, garante a presença do clube português na Liga dos Campeões.