São Paulo – O paranaense Evandro Portela, que surpreendeu ao vencer este ano a Volta Ciclística Internacional de Santa Catarina, confirmou presença na I Copa da República de Ciclismo, marcada para domingo, num circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio. Especialista em provas contra-relógio e exigentes do ponto de vista físico, Portela garante que treinou muito nas últimas semanas para aprimorar a velocidade e surpreender novamente os favoritos. A competição, que terá 40 quilômetros, distribuirá R$ 20 mil em prêmios.

“Estou voando baixo nos treinos em Curitiba. Não parei depois da Volta de Santa Catarina e acho que estou mais rápido agora do que em setembro, quando ganhei a competição em Joinville”, comenta o atleta, de 25 anos, da equipe Dataro/Transamérica. “A Copa da República é uma prova show, um espetáculo e ninguém vai querer deixar de aparecer.”

Como a expectativa é de muita velocidade, Evandro acredita que não estará em desvantagem por estar competindo sozinho, sem os outros componentes da equipe, que estão em férias. “A prova exige experiência para se andar forte, sempre na frente. Além disso, é preciso ter sorte para não cair.”

Experiência não falta para o ex-ciclista da Caloi, que durante três anos e meio morou e competiu em Portugal. Deste tempo, foi atleta profissional da equipe Marquês de Marialva por um ano e meio, quando teve oportunidade de enfrentar alguns dos melhores ciclistas do mundo. “Você sempre ganha quando decide morar fora de seu país. Você é obrigado a crescer, a resolver problemas, a assumir responsabilidades.”

Para o técnico Rogério Fagundes, da Dataro, Evandro Portela vai ter de se superar na prova de domingo. “A competição é muito rápida e disputada num percurso plano, que foge das características do Portela, que gosta de trajetos mais duros, mais exigentes. Mesmo assim, ele é um grande atleta e vai tentar fazer o melhor.”

O circuito montado no Aterro do Flamengo terá aproximadamente 2,5 quilômetros, com chegada e largada na Avenida Infante Dom Henrique, em frente ao Museu Carmem Miranda.

Inscrições

As inscrições para a I Copa da República terminam hoje, no site www.yescom.com.br, entrando no ícone Copa da República de Ciclismo 2002; na sede da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (fone: 021-25180953); ou na subsede da Federação Paulista de Ciclismo, das 9h às 19h, na Avenida Senador Vergueiro, 4.500, em São Bernardo. As inscrições são limitadas a 300 atletas, sendo 200 homens e 100 mulheres, na categoria Elite, somente para bicicletas speed. O custo é de R$ 30,00.

continua após a publicidade

continua após a publicidade