Depois de bater de frente com o ex-diretor geral do Real Madrid Jorge Valdano e acabar provocando a saída do dirigente do clube, o técnico José Mourinho afirmou que o sucesso do time na próxima temporada está acima de qualquer coisa. O comandante disse que não se preocupa com o fato de ter a sua imagem arranhada por possíveis brigas ou polêmicas que envolvam a sua trajetória na equipe.
Com a demissão de Valdano, anunciada no mês passado, Mourinho deu mais uma demonstração de poder e passou a acumular a função de um autêntico manager, coordenando o desenvolvimento da nova estrutura do futebol do Real.
“Luto muito para tentar dar alegrias aos torcedores do Real Madrid, que são milhões e milhões. À margem do trabalho sério e dedicado, há momentos em que acho que o clube não está sendo bem tratado e não tenho nenhum problema em prejudicar minha imagem em defesa da instituição a quem dedico a minha alma e meu coração. Os torcedores são mais importantes”, disse Mourinho, em entrevista para a rede de rádio espanhola Cadena Ser.
Campeão da última Copa do Rei sob o comando do Real Madrid após uma vitória sobre o Barcelona na final, o técnico português lamentou, porém, duas derrotas para o arquirrival na semifinal da Liga dos Campeões e viu o time catalão ser campeão espanhol com certa folga. Por isso, ele não mede esforços para ter mais sucesso na próxima temporada e promete melhorar o modelo de gestão do clube, apesar de dizer que sua função atual não mudou em relação à que foi desempenhada anteriormente.
“Uma boa estrutura não garantirá êxitos, mas uma estrutura que não é boa garantirá o fracasso. Queremos ter as melhores condições para garantir o êxito. Não tenho mais poder do que tinha antes. É preciso se modernizar e buscar a perfeição, apesar de ser difícil de consegui-la. Uma estrutura não adaptada aos tempos atuais te garantirá o fracasso. Logo o presidente (Florentino Pérez) e sua junta diretiva trarão a público nosso novo modelo de trabalhar. Haverá um organograma com todas as funções muito bem especificadas e é necessário que os madridistas o conheçam”, ressaltou Mourinho.
Durante a entrevista, o português também falou sobre a situação do atual elenco do Real, que contratou Nuri Sahin e Altintop como reforços para o meio-campo em meio ao período em que Kaká segue em fase ruim no clube. Apesar disso, o treinador continua apostando no sucesso do brasileiro, que vem lutando para superar seguidas lesões e para readquirir a forma que em 2007 o consagrou como melhor jogador do mundo.
“Ele não tem uma pré-temporada há quatro anos e isso ocorreu por causa de problemas físicos, por causa do Mundial e da Copa das Confederações (que ocorreram após o fim das temporadas europeias). Nossa convicção é tentar fazer diferença tendo a estabilidade de seis semanas de pré-temporada e de crescimento gradual. Ele tem um talento incrível e mostrou isso no final da temporada”, enfatizou.