O Corinthians está promovendo uma pesquisa junto aos sócios do programa Fiel Torcedor para definir o projeto que será escolhido para a construção do seu novo estádio. Em uma iniciativa realizada em conjunto com uma empresa inglesa de pesquisa de mercado, a Comperio Research, o clube tem como objetivo traçar o perfil dos torcedores e os interesses dos mesmos para erguer uma arena com padrões de primeiro mundo. Arena que também poderá ser utilizada para outros fins, como shows musicais.
Intitulada como “Levantamento de Demanda do Novo Estádio”, a pesquisa já trata como certa a construção de um novo estádio do Corinthians e promete oferecer “uma experiência fantástica para os fãs e clientes corporativos” do clube. Na enquete promovida com os torcedores, a agremiação diz que pretende disponibilizar “uma gama de novos produtos, geralmente oferecidos por clubes europeus, tais como ingressos de temporada e assentos premium”.
De acordo com a pesquisa, que faz uma série de questionamentos aos sócios do Fiel Torcedor, entre eles os que avaliam principalmente o potencial de consumo de cada um, “será construído um novo estádio que ocupará lugar de destaque entre os melhores estádios de futebol do mundo, fornecendo a mais alta qualidade de instalações e de experiência ao visitante, tanto para os fãs quanto para convidados VIP”.
O levantamento pretende definir qual é a localização predileta do estádio para a maioria dos torcedores e revela que “há três possíveis que estão em análise” para a construção da nova arena. E as localizações em questão falam de três lugares já amplamente conhecidos pelos corintianos. São eles: Itaquera, no local do Centro de Treinamento do Corinthians, o Pacaembu, estádio onde o time costuma mandar os seus jogos, e o Parque São Jorge, sede do clube.
A pesquisa de mercado enviada aos clientes do programa Fiel Torcedor também já traz opções de preços relativos aos pacotes de ingressos por temporada, especificando os valores dos mesmos já de acordo com o setor do estádio de preferência dos torcedores.
De acordo com o projeto apresentado pelo Corinthians, o pacote de ingressos de temporada para torcedores que ficarão posicionados no setor que fica atrás do gol do respectivo estádio escolhido custaria “pelo menos R$ 870,40 por assento por ano ou R$ 29 por evento”, mas o clube avisa que “os preços dos bilhetes de ingressos de temporada poderão ser mais elevados para os assentos em locais onde a demanda for muito maior”.
A pesquisa ainda aponta uma série de outros valores de pacotes de ingressos, que podem chegar até a R$ 5.319 por assento no ano, ou R$ 177 por evento, tendo como base o fato de o clube disputar 30 jogos em seu estádio durante a temporada. Uma outra opção de preço apresentada, mais barata, custaria R$ 1.700 por assento no ano ou R$ 57 por partida.
A pesquisa enviada aos torcedores também já lista uma série de benefícios que o torcedor poderá ter se adquirir um pacote premium, como estacionamento garantido, assentos mais amplos com porta-copos, lounges VIP, segurança e atendimento diferenciado e opções variadas de alimentação e bar.
O certo, porém, é que o Corinthians ainda não oficializou a aprovação de nenhum dos projetos que já foram analisados pelo clube. Enquanto isso não acontece e o clube não ergue uma nova arena, o time seguirá pagando para usar o Pacaembu, estádio municipal que há muito tempo foi adotado como “casa corintiana” em São Paulo.