Por dívidas, Elche é rebaixado no Espanhol; Eibar se mantém na elite

Se não fez campanha brilhante, o Elche se salvou do rebaixamento no último Campeonato Espanhol. Pelo menos em campo. Isso porque nesta sexta-feira a Liga de Futebol Profissional do país (LFP) anunciou que o clube foi punido com a queda para a segunda divisão por conta de dívidas pelo não pagamento de impostos.

A LFP explicou que a sanção foi decidida por conta da reincidência do Elche, que já havia sido avisado e, inclusive, punido de outras formas anteriormente. “O juiz tomou a decisão pela manutenção de dívidas por parte da dita entidade com a Agência Estatal da Administração Tributária (AEAT)”, argumentou a entidade.

A LFP ainda impôs uma multa de 180 mil euros (R$ 634,6 mil) ao clube e apontou que a dívida contraída continua pendente. “No dia de hoje, o Elche continua mantendo a dívida liquida, vencida e exigível com a Agência Estatal da Administração Tributária, que não está abonada, adiada, nem garantida, tal e como foi colocado em manifesto igualmente pela própria Administração Tributária.”

Em campo, o Elche havia terminado o Espanhol na 13.ª colocação, com 41 pontos, seis acima da zona de rebaixamento. Quem se beneficiou com a decisão da LFP foi o Eibar, que havia sido o 18.º, com 35 pontos, mas agora selou sua manutenção na elite por conta da queda do rival.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo