O Coritiba não conseguiu segurar a Ponte Preta e sofreu sua primeira derrota (2×0) no Brasileirão-2002, ontem à noite, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Foi um jogo muito tumultuado, com direito a “apagão”, reclamações contra o árbitro e duas expulsões. O time de Paulo Bonamigo teve boas ações ofensivas, mas pecou nas assistências e finalizações. Erros que não se repetiram do outro lado. Com os três pontos, a Macaca se recuperou da derrota na primeira rodada da competição.
O jogo teve um início muito movimentado, com os dois times se lançando ao ataque e criando boas situações. Porém, aos 16 minutos, duas torres de iluminação apagaram. Para a solução do problema, o restante dos projetores de luz tiveram que ser apagados. Todo o processo durou 37 minutos, o que “quebrou” o ritmo da partida. Quando a bola voltou a rolar, o Coritiba assumiu o controle e encurralou o adversário. Poderia ter feito um gol aos 58 minutos, quando Lima poderia ter tocado para Lúcio Flávio, mas preferiu chutar para a defesa de Hiran.
A Ponte reagiu e, mesmo sob as vaias da torcida para o técnico Osvaldo Alvarez, o atacante Macedo quase fez o seu, aproveitando falha de Reginaldo Nascimento. Aos 80 minutos, Elivélton não perdoou. Ele cobrou falta no canto esquerdo de Fernando para fazer 1×0. Os jogadores do Coxa reclamaram muito, alegando que não houve irregularidade no lance.
Na fase final, com uma postura ainda mais agressiva, o Cori partiu em busca do empate, mas aí ficaram evidenciadas as carências ofensivas do time. Nem mesmo a entrada de Jabá surtiu efeito. Com sucessivos erros de passe e sem conseguir cruzamentos de qualidade, ficou difícil penetrar na bem postada defensiva da Ponte. Nem os alas, nem os meias, conseguiram realizar assistências para Da Silva e Jabá. O castigo veio aos 27 minutos, quando Alex Oliveira fez grande jogada pelo lado direito e ampliou.
Bonamigo ainda tentou tornar seu time mais ofensivo, com a entrada de Genílson, mas a equipe paulista soube administrar a vantagem. O Coritiba segue hoje, no final da tarde, para Salvador.
No Verdão
O Palmeiras acertou ontem com Flávio Teixeira, o Murtosa, que assume o comando técnico da equipe esta tarde, em substituição a Vanderlei Luxemburgo, que foi para o Cruzeiro.