Os atletas Anatoly Jaroszczjuk Júnior e Gustavo Moreira receberam as suas convocações para integrarem a Seleção Paranaense de Basquete Juvenil, que entre os dias 19 e 22 de abril estará em Jaraguá do Sul disputando o 56.º Campeonato Brasileiro da categoria. O Paraná disputa a única vaga de acesso à divisão especial do basquete juvenil brasileiro jogando contra as seleções do Espírito Santo e Santa Catarina. O jogo de estréia acontece no dia 20, às 21h, contra Espírito Santo. O perdedor desta partida joga no dia seguinte contra Santa Catarina. O vencedor faz a final no dia 22. Os dois atletas, que jogaram pelo Sepam em 2005, se apresentam nesta segunda-feira em Curitiba, na sede da Federação Paranaense de Basketball, onde ainda devem realizar um último treino antes do embarque para Santa Catarina.
Gustavo Moreira, 17 anos de idade, é aluno do Colégio Marista Pio XII, e joga pelo Sepam desde 2004. No ano passado ele integrou a seleção paranaense infanto-juvenil, que foi vice-campeã brasileira em Minas Gerais. O ala/armador de 1,88m de altura começou a jogar basquete em Piraí do Sul, mas foi em Ponta Grossa que acabou obtendo grande destaque. Ele disse "estar pronto para dar o melhor de si para a equipe em busca da vaga na divisão de elite do basquete juvenil brasileiro". Gustavo, que se inspira na dedicação e qualidades esportivas do pai Paulo Moreira, afirma ainda que "todo atleta deve sonhar alto, e pensar inclusive numa seleção brasileira".
Por sua vez, Anatoly Jaroszczjuk Júnior, 18 anos e 1,89m de altura, jogou pelo Sepam durante seis anos. Iniciou sua carreira no Colégio Estadual General Osório, onde chamou a atenção do técnico Luiz Antônio Rodrigues Neto, o Paçoca, do Colégio Sepam. Desde então, sempre teve atuação destacada em todos os campeonatos de que participou. Ele joga pela seleção paranaense desde 2004, e no ano passado integrou a equipe de Ponta Grossa que foi para os Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. Anatoly possui características excelentes de ataque, e vem tentando se aprimorar nos fundamentos de defesa. Ele iniciou a carreira motivado pelo irmão, e hoje recebe todo apoio da mãe Vera Jaroszczjuk, que não mede esforços para dar condições a ele de se projetar no basquete do estado.
A seleção juvenil de basquete do Paraná será dirigida no brasileiro por José Saviani, de Londrina, que terá como assistente Emerson Venturini, do Santa Mônica de Curitiba.