Ponta Grossa sedia brasileiro master de basquete

De hoje até o dia 30, Ponta Grossa será a capital do basquete masters brasileiro. Alguns dos grandes nomes da história da modalidade em todos os tempos estarão participando da nona edição do Torneio Mayr Facci. Serão ao todo 29 partidas envolvendo equipes em seis categorias. Já confirmaram presença atletas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A maior expectativa fica por conta da vinda de Marcos Abdalla, o Marquinhos, que por mais de uma década defendeu as cores da seleção brasileira de basquete. Pivô de 2,05m de altura, Marquinhos teve passagens importantes no Clube Sírio, de São Paulo, e vestindo a ?amarelinha?. Atualmente ele é o presidente da Associação Brasileira de Basquete Master.

Por sua vez, o homenageado, Mayr Facci, tem-se mostrado emocionado em chegar aos 80 anos de idade, ainda podendo jogar basquete e recebendo o carinho dos amantes da modalidade. ?Não sei até quando meu coração vai agüentar. A cada ano que chega perto do torneio, minha esposa fala pra eu ter controle, pois o nervosismo é igual ao de um garoto que está começando a jogar?, relata Facci. Vindo de São Paulo para jogar em Ponta Grossa, ele fez parte de uma geração vencedora, que por vários anos foi campeã dos Jogos Abertos do Paraná. Hoje, ele reside no Rancho Dallas, e leva uma vida tranqüila, em meio da natureza e o contato com os animais. Porém, quando se fala em basquete, e em torneios pelo Brasil afora, Mayr Facci nunca é esquecido, e torna-se celebridade cada vez que chega para a disputa de uma competição.

O IX Torneio Mayr Facci inicia hoje, com jogos nos ginásios dos Colégios Sepam e Marista Pio XII. A rodada aponta para o Marista, às 18h30 – 60/65 anos – Floripa Basquete x São Paulo; 20h – 46/52 – Mayr Facci x Combinado, e às 21h30 -53/59 anos – Duque/Thalia x Círculo Militar/Clinihauer.

No Ginásio Osni Vilaca Mongruel, do Colégio Sepam, a rodada inicia mais cedo. Às 17h jogam na categoria 60/65 anos – Galícia/Clinihauer x Círculo Militar do Paraná; 18h30 – 53/59 – Mayr Facci x Combinado; 20h – 24/34 anos – SBPO Engenharia x Círculo Militar A, e às 21h30 – 35/45 -Ponta Grossa x Londrina.

No sábado a rodada acontece somente no ginásio do Colégio Sepam, a partir das 10h30. Domingo, ainda no Sepam, os jogos iniciam às 9h. Neste dia, acontecerá também o torneio de arremessos de três pontos. Na segunda-feira, a competição volta a se dividir entre os Colégios Sepam e Marista. Às 9h, no Marista, será realizada a decisão da medalha de bronze na categoria 53/59, e em seguida da categoria 60/65. Às 12h acontece a final da categoria 24/34 anos.

No Colégio Sepam, a partir das 9h, serão realizadas as finais das categorias 60/65, 53/59, 35/45 e 46/52. Às 14h30, acontece o jogo festivo, envolvendo atletas com mais de 66 anos de idade, e que contará com a participação de Mayr Facci. A competição será encerrada com um jantar festivo, no Rancho Dallas, a partir das 19h30.

O Torneio Mayr Facci conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, Associação Paranaense de Basquete Master, Associação Ponta-grossense de Basquete Master, Colégio Sepam e Colégio Marista Pio XII.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo