Está tudo pronto para Ponta Grossa receber o maior evento de basquete sobre cadeira de rodas da história do Paraná. É a terceira edição do Torneio Jamal Farjallah Bazzi, que também passa a ser denominado Campeonato Paranaense. A competição será realizada de amanhã até domingo, e contará com a participação de onze equipes, sendo dez do Paraná e uma convidada.
Durante os últimos meses Ben Hur Chiconato, responsável pelo evento, articulou junto aos Governos Municipal e Estadual a viabilização da competição. Com o apoio da APEDEF Associação Ponta-grossense de Esportes para Deficientes, Fundação Proamor de Assistência Social, Secretaria Municipal de Esportes e Recreação e Secretaria do Esporte do Estado do Paraná, o torneio Jamal Farjallah Bazzi é o maior em número de equipes de todos os tempos. “Os setores que estão apoiando nossa competição entenderam a seriedade com que estamos procurando tratar o basquete sobre cadeira de rodas. Nosso estado precisa evoluir, e somente através de torneios bem organizados é que conseguiremos dar maior projeção à modalidade”, garante o dirigente, que também é técnico da equipe dos Tubarões do MM/Apedef/Ponta Grossa.
As equipes foram divididas em três chaves. No grupo A estão Tubarões do MM/Apedef/Ponta Grossa, Falcão/P.M. de Castro, Lobos/ADFG/Guarapuava e Harpia da Fronteira, de Foz do Iguaçu. O grupo B é composto pela ADFP/Fênix, de Curitiba, Pinguins do Sul/Pinhais, UEL/Adefil, de Londrina, e UEM/Maringá. No grupo C estão CEDE/PUC, de Curitiba, Dourados sobre Rodas, do Mato Grosso do Sul, e Fantasma/Unidevi, de Ponta Grossa.
O sistema de disputa prevê o confronto entre as equipes dentro das duas chaves, classificando-se a primeira colocada de cada grupo e o segundo melhor colocado entre todos eles. Haverá disputa até décimo lugar. A competição foi homologada pela Secretaria Estadual de Esportes, e servirá como referência para a realização dos Parajap’s, evento que será realizado no final do ano, em Londrina.
Os títulos do Torneio Jamal Farjallah Bazzi estão divididos entre ponta-grossenses e curitibanos. Na primeira edição, em 2010, a ADFP/Fênix ficou com o primeiro lugar, enquanto que em 2011 os Tubarões do MM/Apedef/Ponta Grossa terminaram com o título.
O Campeonato Paranaense começa nesta sexta-feira, a partir das 15h30, com os jogos acontecendo no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, situado na região central da cidade. Durante todo sábado serão realizadas as partidas da fase de classificação, e no domingo a competição conhecerá seus campeões.