O polvo Paul, que ficou famoso por “prever” com sucesso os vencedores de todas partidas disputadas pela Alemanha na última Copa Mundo, ganhou importância real na candidatura da Inglaterra para ser sede do Mundial de 2018. O molusco foi nomeado um dos “embaixadores” da campanha inglesa para abrigar a competição.

continua após a publicidade

Além de “adivinhar” os ganhadores de todos os duelos da seleção alemã – por meio da brincadeira realizada dentro do aquário em que vive, em Oberhausen, na Alemanha, de se dirigir a uma das duas caixas com comida que exibiam bandeiras dos países envolvidos em jogos do torneio -, Paul “acertou” que a Espanha bateria a Holanda na decisão da Copa, assim como que os espanhóis iriam superar os alemães na semifinal.

Curiosamente, o polvo que virou celebridade foi eleito “embaixador” da candidatura inglesa à Copa de 2018 mesmo depois de ter “previsto” que a Alemanha bateria a Inglaterra nas oitavas de final do Mundial na África do Sul, onde os ingleses caíram por 4 a 1 diante dos alemães. Paul, porém, nasceu em um aquário na Inglaterra em 2008, para logo depois ser transferido para a Alemanha.

“Paul passou os últimos dois anos de sua vida na Alemanha, mas ele é definitivamente um orgulhoso inglês”, brincou Nicola Hamilton, gerente da filial de Weymouth, na Inglaterra, do Sea Life Center, rede de aquários que abrigou o polvo pela primeira vez antes de transferi-lo para a sua sede em Oberhausen. “Tivemos alguns contatos ligados ao futebol pelo mundo, mas Paul só poderia escolher por sua terra natal”, disse Hamilton em seguida.

continua após a publicidade

E Paul ganhou a simpatia não apenas dos torcedores, mas também de jogadores e ex-atletas ingleses. Entre eles está o ex-atacante da Inglaterra, John Barnes, que aprovou a escolha do polvo como “embaixador”. “Sem dúvida ele é um dos maiores nomes do futebol”, exagerou.