Com uma emocionante vitória por 3 a 2 sobre a Argentina, na noite desta sexta-feira, a Polônia avançou às semifinais da Liga Mundial. Apoiado pela torcida que mais uma vez lotou o ginásio de Gdansk, a equipe polonesa saiu perdendo, virou, desperdiçou a chance de matar o jogo no quarto set, mas venceu no tie break, fechando o jogo com parciais de 18/25, 25/22, 25/20, 24/26 e 15/13, em duas horas e quatro minutos de partida.
Por jogarem em casa, os poloneses ganharam o direito de fazer o jogo de fundo no sábado. Por isso, enfrentam a Rússia às 15h, pelo horário de Brasília, numa das semifinais da competição.
Assim, o aguardado clássico entre Brasil e Argentina foi antecipado para as 12h, uma boa notícia para a torcida brasileira, que poderá acompanhar tanto a seleção de vôlei quanto de futebol, que, às 16h, joga contra o Paraguai pela Copa América.
Mesmo com liderança já garantida, a Argentina escalou os titulares para enfrentar os donos da casa. Venceram o primeiro set, mas relaxaram, perdendo os dois seguintes. A partir do quarto set, o time sul-americano lançou mão dos reservas, que não decepcionaram e empataram o jogo. No tie break, falou mais alto a torcida polonesa, que comandou a virada e a classificação.
Kurek foi o grande nome da partida, com nada menos que 29 pontos, sendo 26 de ataque – apenas 8 a menos que todos os demais titulares somados. Grande nome desta fase final da Liga Mundial, Facundo Conte jogou apenas três sets e marcou 14 pontos, chegando a 59 na competição, atrás apenas de Kurek e do norte-americano Matthew Anderson.