Depois da vitória da seleção brasileira masculina de vôlei no dia anterior, sobre a Itália, a Polônia entrou em quadra pressionada nesta sexta-feira, para enfrentar o Irã pela última rodada da fase de classificação da Liga Mundial. Mas, ao ganharem em casa por 3 sets a 1, os poloneses seguem ameaçando o Brasil na disputa pela última vaga no Grupo A.
Por ser a sede da fase final, de 16 a 20 de julho, a Itália já está automaticamente garantida, o que abre uma terceira vaga no Grupo A. Com os mesmos 19 pontos dos italianos, o Irã lidera a chave e está classificado. Assim, a disputa é direta entre Brasil e Polônia. Ambos estão com 14 pontos, mas os brasileiros levam vantagem no saldo de sets.
Ainda resta mais um jogo a ser disputado para cada. A Polônia volta a enfrentar o Irã neste sábado, novamente em Gdansk, e precisa ganhar para se manter viva. O Brasil, por sua vez, depende apenas de suas forças: se derrotar a Itália por 3 sets a 0, no domingo, em Milão, ficará com a vaga, independentemente do resultado polonês no dia anterior.
No jogo de sexta-feira, uma derrota polonesa já garantiria a classificação antecipada do Brasil para a fase final. Mas a Polônia fez sua parte e ganhou de virada do Irã, por 3 sets a 1, com parciais de 17/25, 26/24, 25/23 e 25/23, em 2 horas e 13 minutos. Para isso, contou com atuação inspirada de Mariusz, autor de 20 pontos na vitória em Gdansk.