A polonesa Anita Wlodarczyk se juntou ao fenômeno jamaicano Usain Bolt neste sábado ao quebrar mais um recorde no Mundial de Atletismo, realizado em Berlim, na Alemanha. Enquanto Bolt já estabeleceu novas marcas nos 100 e 200 metros rasos, Wlodarczyk fez um novo recorde mundial no lançamento de martelo, apenas o terceiro da competição até agora.
Se aproveitando da ausência da bielo-russa Oksana Mankova, atual campeã olímpica, na final da prova, a atleta da Polônia lançou o martelo a 77,96 metros de distância e ficou com a medalha de ouro. A marca de Wlodarczyk superou a da russa Tatyana Lysenko, que tinha feito 77,80 metros em 15 de agosto de 2006.
No salto em distância, a panamenho Irving Saladino foi a grande decepção. Atual campeão olímpico, ele queimou seus três saltos na primeira parte da final e acabou eliminado da disputa, ficando sem o direito das outras três tentativas na decisão. Assim, o norte-americano Dwight Phillips teve o caminho livre para ganhar o ouro com um salto de 8,54 metros.
Já no salto com vara, o australiano Steven Hooker confirmou o favoritismo e conquistou o seu primeiro ouro em Mundiais. Campeão olímpico em Pequim, o atleta saltou 5,90 metros para superar o francês Romain Mesnil, que ganhou sua segunda prata consecutiva na competição, fazendo a marca de 5,85 metros.
Ainda neste sábado em Berlim, as quenianas surpreenderam as etíopes na final feminina dos 5 mil metros. Vivian Cheruiyot (14min57s97) e Sylvia Kibet (14min58s33), ambas do Quênia, chegaram na frente e conquistaram o ouro e a prata, respectivamente. O bronze ficou para a etíope Meseret Defar (14min58s41).