A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) divulgou o esquema de segurança para o clássico entre Coritiba e Atlético, que acontece neste domingo (4), às 17h, no estádio Couto Pereira. O planejamento foi feito em conjunto entre PM, Guarda Municipal, Setran, integrantes dos clubes e representantes das torcidas organizadas.
Serão feitos bloqueios nas ruas do entorno do estádio para que os torcedores rivais não possam se encontrar na entrada e saída do jogo, como explica o chefe de planejamento do 12º BPM, o major Emídio Angelotti, que ressaltou, ainda, que o acesso será restrito na região.
“Serão 10 pontos de bloqueio a partir das 12 horas de domingo. O acesso só será liberado aos moradores locais e pessoas com ingresso”, contou.
Reforço do esquema
A operação de segurança para a partida contará com grande extensivo policial. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) fará patrulhamento nas proximidades do estádio. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) estará com seus policiais montados para apoio na área externa do estádio. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) fará os bloqueios para orientar o trânsito e limitar o acesso de veículos nas ruas em que passarem as delegações e torcidas.
Já as equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 12º, 13º, 20º e 23º BPM também estarão exercendo atividades de apoio, além das Radiopatrulhas do 12º BPM. A Guarda Municipal também estará presente e atuará com equipes nos locais de maior aglomeração de pessoas, nos eixos de transporte e estações tubo, com apoio da PM.
O Jecrim (Juizado Especial Criminal), o Ministério Público, do Poder Judiciário e a Polícia Civil também farão parte da operação de segurança.
Para evitar confrontos nos transportes públicos, a orientação é para que os torcedores que utilizarão os ônibus sigam os horários estipulados para cada torcida: enquanto os atleticanos devem se deslocar até às 13h, os coxa-brancas devem começar a utilizar o serviço após às 14h.
“Recomendamos às pessoas que respeitem os horários que foram definidos na reunião para que não ocorram tumultos”, ressaltou o oficial da PM, que fala que haverá escolta para os torcedores que irão sair da Arena da Baixada rumo ao Couto Pereira a pé.
“Os torcedores serão escoltados a pé até o estádio pelas equipes da ROTAM e do RPMon”, explicou o major Angelotti, que ressaltou que dentro do estádio estarão proibidos os materiais das organizadas do Furacão.
“Não será permitido aos torcedores do Atlético entrarem no estádio com instrumentos e bandeiras, nem com vestimentas das torcidas organizadas, apenas do time”, explicou ele, que também esclareceu que somente durante a partida será definido qual torcida deixará o estádio primeiro, pois isso dependerá do resultado.
Confira a classificação completa do Paranaense
Para que o clássico traga apenas um clima de rivalidade saudável para o futebol de capital, o oficial da PM ressaltou que mais importante que os esquemas táticos de segurança é a conscientização dos torcedores.
“Pedimos para que todos sigam para o jogo com o espírito de paz e evitem se envolver em confusões. A Polícia Militar estará atuando durante todo o dia, mas contamos com o apoio da população”, finalizou.
Confira as ruas bloqueadas nas proximidades do Couto Pereira:
Ruas Ubaldino do Amaral com Amâncio Moro
Ruas Mauá com Dr. Goulin
Ruas Barão de Guaraúna com Augusto Severo
Ruas Simão Bolívar com Augusto Severo
Ruas Floriano Essenfelder com Alberto Bolliger
Ruas Mauá com Itupava
Ruas 21 de Abril com Floriano Essenfelder
Ruas Ubaldino do Amaral com Floriano Essenfelder
Ruas Pedro R. de Moura com Augusto Severo
Ruas 21 de Abril com Itupava