Polícia pede ajuda da torcida contra a violência

A Polícia Militar recebeu na manhã desta quinta-feira (30) os presidentes das quatros torcidas organizadas que estarão presentes nos jogos de domingo. Participaram da reunião representantes do Atlético, Coritiba, Paraná e J.Malucelli.

A pauta era a melhor preparação para garantir a segurança dos torcedores no domingo, dia da última rodada do Paranaense 2009. A Federação Paranaense de Futebol agendou todos os jogos para o mesmo horário para não haver suspeita de manipulação de resultados, segundo o Estatuto do Torcedor.

O comandante do Comando do Policiamento da Capital, o coronel Jorge Costa Filho, conta com a ajuda das organizadas para que nada de mais sério aconteça. “Temos que nos esforçar para que o evento seja bom e que a torcida vá ao estádio. O consenso da PM e das torcidas existe e pedimos a eles que nos ajudem a identificar quem são os vândalos e quem está indo no jogo apenas para fazer bagunça”, relatou.

Segundo o comandante, todo efetivo da Polícia estará trabalhando no intuito de coibir a violência e encaminhar os infratores à justiça. “Todo efetivo do policiamento da capital com apoio da guarda municipal e civil estarão trabalhando no domingo a partir do meio dia. Só terminaremos quando o último torcedor estiver indo embora”, disse. “Faremos monitoramento nos terminais e em algumas áreas centrais que exigem maior atenção”, complementou.

A Polícia irá segurar a torcida do time campeão dentro do estádio por cerca de 1h30, mas quem não quiser ficar para a festa o coronel Jorge Costa Filho dá uma dica. “Iremos controlar o acesso. Cerca de 99% vai ficar para comemorar, mas esse 1% que sobra peço para que saiam um pouco antes para evitar tumulto e problemas. Quem estiver do lado de fora não poderá entrar no estádio”, garantiu.

A torcida do time que não conseguir o título, o comandante pede calma e tranqüilidade. “Quem perder que vá para casa para não arrumar confusão porque isso não leva a nada. O torcedor tem que torcer dentro do campo. Queremos evitar o confronto de torcidas”, finalizou.