O general Bheki Cele, chefe da polícia da África do Sul, admitiu nesta sexta-feira que vai torcer pela eliminação dos Estados Unidos logo na primeira fase da Copa do Mundo para evitar a visita do presidente Barack Obama ao país durante o Mundial.
Cele reconheceu que a presença do líder americano na primeira Copa sediada na África trará muitos desafios para a infraestrutura da polícia sul-africana. “Estamos rezando para que os americanos não cheguem à oitavas de final, sejam logo eliminados e voltem para casa”, disse o general, em tom de brincadeira.
Após brincar com os repórteres presentes na entrevista, Cele adotou tom sério e admitiu que o polícia local terá dificuldades para cuidar da segurança de Obama. “Fomos avisados que, se eles avançaram às oitavas ou quartas de final, o presidente americano poderá vir ao país. Será um grande desafio que teremos que enfrentar”.
O general argumentou que a eventual visita de Obama mobilizaria quase o mesmo aparato para dar segurança a soma de todos os 43 chefes de estado que já confirmaram presença na Copa. “Estes 43 somados vão equivaler a apenas esta operação [para receber Barack Obama]”.