A brasileira Poliana Okimoto certamente vai guardar 2013 na memória. Após conquistar três medalhas no Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Barcelona (ouro na maratona de 10km, prata nos 5km e bronze na prova por equipes), ela foi eleita a melhor nadadora de águas abertas do mundo pela revista americana Swimming World, que, desde 2005, elege os principais nadadores da temporada. Esta é a primeira vez que o título fica com uma atleta nascida fora da Europa.
“Fico muito feliz porque dediquei toda a minha vida para a natação e sei o quanto é duro. Esse título é muito gratificante porque é a prova de que o trabalho está sendo valorizado por pessoas extremamente competentes. E fico ainda mais contente porque sou a primeira atleta fora do continente europeu que consegue ser eleita a melhor do mundo pela revista” comemorou Poliana.
No masculino, o prêmio foi pro alemão Thomas Lurz, de 33 anos, ouro na provas de 25km do Mundial de Barcelona, prata nos 10km e bronze nos 5km.
Poliana ainda tem duas competições em 2013. O Rei e Rainha do Mar, nos dias 14 e 15 de dezembro, em Copacabana, e o Torneio Open, em Porto Alegre, entre os dias 18 e 21.