Prestes a conquistar a medalha de bronze, Poliana Okimoto passou pelo lado errado da boia na última volta e foi desclassificada da prova de 10km do Mundial de Maratona Aquática, realizada neste sábado no Lago Saint-Jean, em Roberval, no Canadá. A brasileira deixou a competição desolada e não quis dar declarações. “Ela está muito triste e não vai falar”, disse o técnico e marido Ricardo Cintra.
Além de Poliana, a norte-americana Evan Fabian, que estava em segundo lugar, também errou o lado e foi eliminada. A campeã da disputa foi a italiana Martina Grimaldi, com o tempo de 2h05min45s2. A medalha de prata também ficou com a Itália – Giorgia Consilgio, enquanto que o bronze foi para a chinesa Yankiao Fang.
A brasileira Ana Marcela Cunha chegou em 5.º lugar, com o tempo de 2h05min59s7, e comemorou tal façanha. “Estou satisfeita. Foi meu melhor resultado em Mundiais”, disse. Em 2006, a baiana ficou em 11.º e em 2008 alcançou a 10.ª posição. Além da marca inédita, Ana Marcela vibrou com os resultados das adversárias, entre elas, a campeã. “Sei que estou entre as melhores. Na travessia de Santos (em janeiro), ganhei da Martina. Já hoje (sábado), ela deu uma arrancada sensacional”, comentou.
Outras duas nadadoras não completaram a prova. A campeã olímpica Larisa Ilchenko, da Rússia, passou mal e abandonou a disputa, enquanto que a australiana Giorgia Consiglio, que havia chegado em 3.º lugar, foi desclassificada após avaliação da FINA sobre os primeiros resultados, que receberam protestos.