Lukas Podolski era apenas uma promessa quando fez sua estreia pela seleção da Alemanha na Eurocopa de 2004. Dez anos depois, o atacante parte para sua terceira Copa do Mundo. E, desta vez, espera voltar para casa com o título – terminou em terceiro lugar nas duas anteriores.

continua após a publicidade

O atacante do Arsenal, hoje um dos veteranos da jovem seleção alemã – tem 29 anos -, se diz impressionado com a velocidade com que sua carreira tem passado. “Esses dez anos voaram, e seria ótimo completar o ciclo com um título mundial”, declarou Podolski, antes da estreia no Brasil.

Podolski foi sendo deixado de lado na seleção alemã com a ascensão de novas estrelas que atuam na mesma posição que ele, como Marco Reus e André Schüerrle. No entanto, Reus machucou o tornozelo e está fora do Mundial. E Podolski parece está conseguindo um lugar entre os titulares.

Ele participou de cinco dos seis gols marcados pela Alemanha no último amistoso da equipe antes da Copa, contra a Armênia. Podolski também fez uma boa partida depois de sair do banco no amistoso contra Camarões, quando liderou a melhora da equipe no segundo tempo, em jogo que terminou empatado por 2 a 2.

continua após a publicidade

Em ambas as partidas, Podolski foi reserva, mas disse estar preparado caso seja chamado para ocupar um lugar entre os titulares. “Estou me sentido bem nos treinos, tenho jogado bem e estou 100% pronto”, disse ele, confiante. O jogador ressaltou, no entanto, que não teria problemas em começar no banco. “Todos os 23 atletas estarão alertas para entrar a qualquer momento.”

Com 114 participações e 47 gols marcados pela Alemanha, Podolski destacou a evolução da equipe nos últimos dez anos. Para ele, os alemães jogam hoje um futebol entre os mais bonitos de todo o mundo. “Nós nos desenvolvemos e agora podemos realmente pensar em sermos campeões mundiais”, afirmou.

continua após a publicidade