O Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Jorge Costa Filho, representantes dos clubes Atlético Paranaense e Coritiba e das torcidas organizadas Os Fanáticos e Império Alviverde estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (28) para avaliar o vandalismo e os confrontos que ocorreram durante o domingo de clássico Atletiba.

continua após a publicidade

Segundo o Coronel Costa, a reunião tem como objetivo tomar posturas para melhorar a segurança. Ele reiterou que os atos de violência e vandalismo ocorreram afastados do estádio e lembrou que a segurança no campo de jogo tem sido eficiente. O coronel pediu a participação da população na identificação de vândalos e baderneiros, com fotos ou vídeos feitos por celular, por exemplo, que podem ser encaminhados para as forças policiais ou veículos de comunicação.

Torcidas organizadas

“Julião” Cesar Sobota, presidente da torcida Os Fanáticos, afirmou que as organizadas estão indignadas com o vandalismo e a covardia dos “supostos” torcedores. “Esses são torcedores que não têm nada a ver como futebol”, completou.

continua após a publicidade

Luiz Fernando “Papagaio” Corrêa, presidente da torcida Império Alviverde, lembrou que não tem havido problemas dentro dos estádios. Ele apoia a ação da Polícia e acredita que os torcedores baderneiros devem ser afastados dos estádios por um determinado período.

Novas medidas

continua após a publicidade

A PM vai adotar uma nova postura nos próximos jogos. “Se houver tumulto todos serão detidos, qualificados, tomados termos de declaração e encaminhados para serem responsabilizados pelo Ministério Público”, declarou o Coronel Costa.

A reunião não cogitou a extinção das organizadas. A opinião geral é que essa medida colocaria as torcidas na ilegalidade e dificultaria a identificação de seus membros. Também foi rejeitada a idéia de torcida única em dia de clássico.