A mobilização da torcida do Atlético para acompanhar a partida contra o São Caetano sábado, no Anacleto Campanella, levou a Polícia Militar da cidade do ABC paulista a preparar um esquema especial de segurança para receber os rubro-negros. O jogo, que vale vaga no G4 e está sendo considerado uma verdadeira final da Série B, vai mudar a rotina de São Caetano, que não tem histórico de grandes públicos nos jogos do Azulão.
O comando da polícia do ABC paulista ficou impressionado com as informações de que pelo menos 1.200 torcedores estão dispostos a viajar mais de 400 quilômetros para apoiar o Furacão no sábado. A preocupação é por conta do alto número de visitantes. Só a quantidade de atleticanos praticamente bate a média de público do estádio durante todo o ano. Nesta Série B, o São Caetano tem média de 648 torcedores. Sábado, para a torcida local, serão disponibilizados 3.500 ingressos. “Estamos fazendo um planejamento especial para o jogo. Nos falaram em 20 ônibus, e mais de mil torcedores. Aqui os jogos são muito tranquilos. O São Caetano não tem muito público e a média no ano é de 1.500 pessoas”, explicou o tenente Herbert Honorato dos Santos, do Batalhão da Polícia Militar de São Caetano do Sul.
O comando ainda não definiu o efetivo que será colocado no estádio e nos arredores, mas já sabe que terá de aumentá-lo em relação às demais partidas do Azulão. “Vamos colocar mais policiais e seguranças também. É um jogo que terá muito público e estamos definindo tudo isso hoje [ontem]”, ressaltou o tenente. Uma das grandes preocupações, tanto da polícia quanto da diretoria do São Caetano é com a provável presença de torcedores atleticanos em meio à torcida do São Caetano. Os ingresso para a torcida visitante já estão esgotados, contando os bilhetes vendidos pela internet e que serão encaminhados a Curitiba são 1.267 lugares reservados aos rubro-negros. “Nós orientamos que o torcedor não se infiltre no meio da torcida do São Caetano. Torcedor que for apanhado tentando entrar no estádio na torcida rival será barrado na portaria. Se a polícia perceber que tem torcedor infiltrado ele será retirado do estádio. São mediadas para garantir a integridade física deste torcedor”, explicou o tenente Honorato.
A diretoria do São Caetano está fazendo um apelo e prepara um comunicado para colocar em seu site oficial para alertas sobre a segurança e as orientações para o dia do confronto. “Não tem como proibir o torcedor de comprar ingresso para a torcida adversária, mas pedimos que a torcida do Atlético não faça isso. Vamos tentar impedir que aconteça, mas não tem como identificar se o torcedor não estiver uniformizado. Então contamos com a boa vontade do torcedor e que não faça qualquer manifestação se estiver na torcida rival. Se for identificado vai ser retirado da partida”, alertou Marcelo Santoro, assessor de imprensa do São Caetano.